O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais

A proposta deste trabalho é descrever como os jogos digitais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, das Ciências Naturais. O interesse pelos jogos digitais têm aumentando nos últimos anos, não somente no campo do entretenimento, como também no setor educacional. O jogo pode ser utilizado...

ver descrição completa

Autor principal: Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24280
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24280
recordtype dspace
spelling riut-1-242802021-02-18T06:10:08Z O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho Faria, Camila Grassi Mendes de Amstel, Frederick Marinus Constant Van Tecnologia educacional Jogos eletrônicos Ciências Naturais Educational technology Electronic games Natural Sciences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO A proposta deste trabalho é descrever como os jogos digitais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, das Ciências Naturais. O interesse pelos jogos digitais têm aumentando nos últimos anos, não somente no campo do entretenimento, como também no setor educacional. O jogo pode ser utilizado como forma de contextualizar o conhecimento científico, propiciando o diálogo e a participação efetiva entre o professor e o aluno, o que favorece a construção de um conhecimento que reflita nas ações práticas do cotidiano. Para essa proposta foi escolhido o jogo Immuno Rush, voltado para a divulgação de conhecimentos em imunologia, apresentando uma proposta desafiadora a cada fase, com informações conceituais sobre o tema essenciais para a elaboração de estratégias ao longo do jogo. O jogo digital pode proporcionar uma melhor relação entre o professor e o aluno. Como os estudantes demostram grande interesse por este recurso, pode se tornar um agente facilitador da aprendizagem. Por terem uma característica lúdica e ao mesmo tempo desafiadora, podem aumentar a capacidade na resolução problemas e auxiliar na compreensão de conhecimentos cientificos. Apesar dessas potencialidades, os jogos digitais ainda são poucos utilizados no ambiente escolar para como ferramenta pedagógica, no ensino fundamental, principalmente nas aulas de ciências. 2021-02-17T16:46:02Z 2021-02-17T16:46:02Z 2020-09-29 specializationThesis WATANABE, Alessandra Izumi Kinjo. O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24280 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Jogos eletrônicos
Ciências Naturais
Educational technology
Electronic games
Natural Sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Jogos eletrônicos
Ciências Naturais
Educational technology
Electronic games
Natural Sciences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo
O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
description A proposta deste trabalho é descrever como os jogos digitais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, das Ciências Naturais. O interesse pelos jogos digitais têm aumentando nos últimos anos, não somente no campo do entretenimento, como também no setor educacional. O jogo pode ser utilizado como forma de contextualizar o conhecimento científico, propiciando o diálogo e a participação efetiva entre o professor e o aluno, o que favorece a construção de um conhecimento que reflita nas ações práticas do cotidiano. Para essa proposta foi escolhido o jogo Immuno Rush, voltado para a divulgação de conhecimentos em imunologia, apresentando uma proposta desafiadora a cada fase, com informações conceituais sobre o tema essenciais para a elaboração de estratégias ao longo do jogo. O jogo digital pode proporcionar uma melhor relação entre o professor e o aluno. Como os estudantes demostram grande interesse por este recurso, pode se tornar um agente facilitador da aprendizagem. Por terem uma característica lúdica e ao mesmo tempo desafiadora, podem aumentar a capacidade na resolução problemas e auxiliar na compreensão de conhecimentos cientificos. Apesar dessas potencialidades, os jogos digitais ainda são poucos utilizados no ambiente escolar para como ferramenta pedagógica, no ensino fundamental, principalmente nas aulas de ciências.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo
author_sort Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo
title O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
title_short O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
title_full O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
title_fullStr O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
title_full_unstemmed O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
title_sort o jogo digital como proposta metodológica no ensino de ciências naturais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation WATANABE, Alessandra Izumi Kinjo. O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24280
_version_ 1805324427573854208
score 10,814766