Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes

In a period of increasing demand for the use of digital technologies in the school environment, the school, mainly the public one, comes up against several setbacks to implement the use of technologies as a complementary tool to the teaching-learning process. Such adversities have their origins in i...

ver descrição completa

Autor principal: Fernandes, Allan
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24284
recordtype dspace
spelling riut-1-242842021-02-18T06:10:10Z Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes Access to the use of information and communication technologies, schools and society in a class perspective Fernandes, Allan Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti, Luciane Agnoletti dos Santos Motta, Marcelo de Souza Noronha, Robinson Vida Desigualdade social Estudantes - Emancipação Letramento digital Tecnologia de informação Social inequality Students - Emancipation Computer literacy Information technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO In a period of increasing demand for the use of digital technologies in the school environment, the school, mainly the public one, comes up against several setbacks to implement the use of technologies as a complementary tool to the teaching-learning process. Such adversities have their origins in issues of class, gender, and ethnicity, thus perpetuating an unequal system. As is known throughout the history of Brazilian public education, there are two schools, the school for those with access and purchasing power, for the elite, and the school for the working class. The first seeks to maintain the status quo, with better-trained teachers, the vast majority of whites, and more favored regions in large urban centers. The school aimed at the working class, on the other hand, seeks to standardize, educate children and young people, educate for the labor market and thus perpetuate social inequality. The division of classes in society, access to various communication technologies is not guaranteed in a broader, and democratically way. While peripheral schools have fewer resources than centralized schools or in middle and upper-middle-class neighborhoods, just as teacher training is different between socioeconomic realities. Having exposed the situation, this work seeks to identify the points and understand the reason for the difference in the distribution of resources between schools, the access and digital inclusion of the population, as well as teacher training. Num período de crescente demanda do uso de tecnologias digitais no meio escolar, a escola, principalmente a pública, esbarra em diversos contratempos para implementar o uso de tecnologias como ferramenta complementar ao processo de ensinoaprendizagem. Tais adversidades têm origens em questões de classe, de gênero e etnia, assim, perpetuando um sistema desigual. Como é sabido em toda a história do ensino público brasileiro, existem duas escolas, a escola daqueles que têm acesso e poder aquisitivo, da elite, e a escola voltada para a classe trabalhadora. A primeira busca a manutenção do status quo, com professores melhor formados, grande maioria de brancos e de regiões mais favorecidas nos grandes centros urbanos. Já a escola voltada para a classe trabalhadora busca uniformizar, enformar de crianças à jovens, educar para o mercado de trabalho e assim perpetuando a desigualdade social. A divisão de classes da sociedade, o acesso às diversas tecnologias da comunicação não é garantido de forma ampla e democrática. Enquanto escolas periféricas têm menos recursos que escolas centralizadas ou de bairros de classe média e classe média alta, assim como a formação docente é diferente entre as realidades socioeconômicas. Exposta a situação, este trabalho busca identificar quais os pontos e entender a razão da diferença de distribuição de recursos entre as escolas, o acesso e inclusão digital da população, assim como a formação docente. 2021-02-17T16:59:45Z 2021-02-17T16:59:45Z 2020-09-24 specializationThesis FERNANDES, Allan. Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desigualdade social
Estudantes - Emancipação
Letramento digital
Tecnologia de informação
Social inequality
Students - Emancipation
Computer literacy
Information technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Desigualdade social
Estudantes - Emancipação
Letramento digital
Tecnologia de informação
Social inequality
Students - Emancipation
Computer literacy
Information technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Fernandes, Allan
Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
description In a period of increasing demand for the use of digital technologies in the school environment, the school, mainly the public one, comes up against several setbacks to implement the use of technologies as a complementary tool to the teaching-learning process. Such adversities have their origins in issues of class, gender, and ethnicity, thus perpetuating an unequal system. As is known throughout the history of Brazilian public education, there are two schools, the school for those with access and purchasing power, for the elite, and the school for the working class. The first seeks to maintain the status quo, with better-trained teachers, the vast majority of whites, and more favored regions in large urban centers. The school aimed at the working class, on the other hand, seeks to standardize, educate children and young people, educate for the labor market and thus perpetuate social inequality. The division of classes in society, access to various communication technologies is not guaranteed in a broader, and democratically way. While peripheral schools have fewer resources than centralized schools or in middle and upper-middle-class neighborhoods, just as teacher training is different between socioeconomic realities. Having exposed the situation, this work seeks to identify the points and understand the reason for the difference in the distribution of resources between schools, the access and digital inclusion of the population, as well as teacher training.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Fernandes, Allan
author_sort Fernandes, Allan
title Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
title_short Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
title_full Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
title_fullStr Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
title_full_unstemmed Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
title_sort acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation FERNANDES, Allan. Acesso ao uso de tecnologias da informação e comunicação, escola e sociedade numa perspectiva de classes. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24284
_version_ 1805303601454645248
score 10,814766