O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental

In today’s world, digital technology occupies a prominent place in a constantly changing scenario, the school, as a formative space and belonging to this context, must find ways to include itself in this new reality. In this sense, the objective of this study was to analyze what some literatures pre...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Cilemar Alves de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24294
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24294
recordtype dspace
spelling riut-1-242942021-02-20T06:10:35Z O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental The use of technologies to improve students' reading and writing skills in the final years of elementary school Carvalho, Cilemar Alves de Catto, Camilo Catto, Camilo Souza, Maurini de Moliani, João Augusto Aprendizagem Tecnologia educacional Leitura Escrita Alfabetização Learning Educational technology Reading Writing Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO In today’s world, digital technology occupies a prominent place in a constantly changing scenario, the school, as a formative space and belonging to this context, must find ways to include itself in this new reality. In this sense, the objective of this study was to analyze what some literatures present about ways of using ICTs in helping students with difficulties in reading and writing skills, to then outline an action hypothesis of how to combine technological innovations with teaching practices. In the theoretical framework, technology and education, difficulties in reading and writing skills, and the use of ICT in literacy were discussed, bringing considerations observed in the studies of Peixoto and Araújo (2012), Martins (2012), Borges and Fleith (2018) and Oliveira and Moura (2015). The methodology was carried out by means of a Bibliographic Research carried out in the SciELO electronic library and different repositories of Brazilian universities, with six articles that analyze the application of some technological means for educational purposes being analyzed. As a result, a list of the technological means, methods, effects and conclusions presented by the articles chosen in the methodology was presented, in which everyone presented positive responses on the application of ICT for educational purposes, demonstrating the positive impact of technologies in the process of literacy of students of different age groups, enabling some level of improvement of their reading and writing skills. It is concluded, as an action hypothesis, that different technological means can be used to improve the reading and writing skills of students in the final years of elementary school, provided that such use is carried out in a critical, planned, and integrated manner with the entire school body, thinking about the student and his experiences só that learning takes a meaningful and pleasurable way, involving the student in his school journey. No mundo atual, a tecnologia digital ocupa um lugar de destaque em um cenário de constante transformação; a escola, enquanto espaço formativo e pertencente a esse contexto, deve encontrar formas de incluir-se nesta nova realidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o que algumas literaturas apresentam sobre formas de utilização das TIC no auxílio de alunos com dificuldades nas competências leitoras e escritoras, para então, traçar-se uma hipótese de ação de como aliar às práticas docentes as inovações tecnológicas. No referencial teórico, discorreu-se sobre a tecnologia e educação, as dificuldades nas competências leitoras e escritoras, e sobre o uso das TIC no letramento, trazendo considerações observadas nos estudos de Peixoto e Araújo (2012), Martins (2012), Borges e Fleith (2018) e Oliveira e Moura (2015). A metodologia se deu por meio de uma Pesquisa Bibliográfica realizada na biblioteca eletrônica SciELO e diferentes repositórios de universidades brasileiras, sendo analisados seis artigos que trazem em sua temática a aplicação de algum meio tecnológico com fim educacional. Como resultado se apresentou uma relação dos meios tecnológicos, métodos, efeitos e conclusões apresentadas pelos artigos escolhidos na metodologia, no qual todos apresentaram respostas positivas sobre a aplicação das TIC com finalidades educacionais, demonstrando o impacto positivo das tecnologias no processo de alfabetização e letramento de estudantes de diferentes faixas etárias possibilitando algum nível de aprimoramento de suas competências leitoras e escritoras. Conclui-se, como hipótese de ação, que diferentes meios tecnológicos podem ser utilizados para que se consiga um aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental, desde que tal uso seja realizado de forma crítica, planejada e integrada com todo corpo escolar, pensando no aluno e suas vivências para que a aprendizagem se dê de forma significativa e prazerosa, envolvendo o estudante em seu percurso escolar. 2021-02-19T19:05:28Z 2021-02-19T19:05:28Z 2020-09-12 specializationThesis CARVALHO, Cilemar Alves de. O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24294 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Tecnologia educacional
Leitura
Escrita
Alfabetização
Learning
Educational technology
Reading
Writing
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Aprendizagem
Tecnologia educacional
Leitura
Escrita
Alfabetização
Learning
Educational technology
Reading
Writing
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Carvalho, Cilemar Alves de
O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
description In today’s world, digital technology occupies a prominent place in a constantly changing scenario, the school, as a formative space and belonging to this context, must find ways to include itself in this new reality. In this sense, the objective of this study was to analyze what some literatures present about ways of using ICTs in helping students with difficulties in reading and writing skills, to then outline an action hypothesis of how to combine technological innovations with teaching practices. In the theoretical framework, technology and education, difficulties in reading and writing skills, and the use of ICT in literacy were discussed, bringing considerations observed in the studies of Peixoto and Araújo (2012), Martins (2012), Borges and Fleith (2018) and Oliveira and Moura (2015). The methodology was carried out by means of a Bibliographic Research carried out in the SciELO electronic library and different repositories of Brazilian universities, with six articles that analyze the application of some technological means for educational purposes being analyzed. As a result, a list of the technological means, methods, effects and conclusions presented by the articles chosen in the methodology was presented, in which everyone presented positive responses on the application of ICT for educational purposes, demonstrating the positive impact of technologies in the process of literacy of students of different age groups, enabling some level of improvement of their reading and writing skills. It is concluded, as an action hypothesis, that different technological means can be used to improve the reading and writing skills of students in the final years of elementary school, provided that such use is carried out in a critical, planned, and integrated manner with the entire school body, thinking about the student and his experiences só that learning takes a meaningful and pleasurable way, involving the student in his school journey.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Carvalho, Cilemar Alves de
author_sort Carvalho, Cilemar Alves de
title O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
title_short O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
title_full O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
title_sort o uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CARVALHO, Cilemar Alves de. O uso das tecnologias no aprimoramento das competências leitoras e escritoras de alunos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24294
_version_ 1805300994750283776
score 10,814766