Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire

This work brings the synthesis of a bibliographic research, within the scope of a Course Conclusion Work, about the challenges that the use of media in education represent for the school and its characters, the delimitation and its use, in an attempt to expand the possibilities and innovations in th...

ver descrição completa

Autor principal: França, Sandra Regina Affonso
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24304
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24304
recordtype dspace
spelling riut-1-243042021-02-20T06:10:19Z Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire Digital media in education: consonance of theoretical proposals with Paulo Freire França, Sandra Regina Affonso Souza, Maurini de Souza, Maurini de Catto, Camilo Murr, Priscila Tobler Tecnologia educacional Mídia digital - Educação Prática de ensino Freire, Paulo, 1921-1997 Kenski, Vani Moreira, 1948- Orofino, Maria Isabel Digital media - Education Educational technology Student teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This work brings the synthesis of a bibliographic research, within the scope of a Course Conclusion Work, about the challenges that the use of media in education represent for the school and its characters, the delimitation and its use, in an attempt to expand the possibilities and innovations in the school context. With the media more present in the daily life of society, it is necessary to question the impact they also have on schools. The objective is to understand the main challenges and conclusions reached by the authors regarding the use of these technologies in school and their role in enabling students to provide additional tools for access to knowledge, together with the knowledge already systematized by traditional classes, in order to understanding with Paulo Freire’s proposal and understand where they approach and depart from the pedagogical theory of greater international recognition, the Pedagogy of the Oppressed (2016). Este trabalho traz a síntese de uma pesquisa bibliográfica, no escopo de um Trabalho de Conclusão de Curso, acerca dos desafios que a utilização das mídias na educação representam para a escola e seus personagens, a delimitação e seu uso, na tentativa de ampliar as possibilidades e inovações no contexto escolar. Com as mídias mais presentes no cotidiano da sociedade, é preciso se questionar sobre o impacto que provocam também nas escolas. O objetivo é compreender os principais desafios e as conclusões às quais os autores chegaram acerca do uso dessas tecnologias na escola e qual seu papel para possibilitar aos estudantes ferramentas suplementares de acesso ao conhecimento, em conjunto com o saber já sistematizado pelas aulas tradicionais, para poder confrontar essa compreensão à proposta de Paulo Freire e entender em que pontos eles se aproximam da teoria pedagógica brasileira de maior reconhecimento internacional, a Pedagogia do Oprimido (2016). 2021-02-19T23:05:43Z 2021-02-19T23:05:43Z 2020-09-12 specializationThesis FRANÇA, Sandra Regina Affonso. Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24304 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Mídia digital - Educação
Prática de ensino
Freire, Paulo, 1921-1997
Kenski, Vani Moreira, 1948-
Orofino, Maria Isabel
Digital media - Education
Educational technology
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Mídia digital - Educação
Prática de ensino
Freire, Paulo, 1921-1997
Kenski, Vani Moreira, 1948-
Orofino, Maria Isabel
Digital media - Education
Educational technology
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
França, Sandra Regina Affonso
Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
description This work brings the synthesis of a bibliographic research, within the scope of a Course Conclusion Work, about the challenges that the use of media in education represent for the school and its characters, the delimitation and its use, in an attempt to expand the possibilities and innovations in the school context. With the media more present in the daily life of society, it is necessary to question the impact they also have on schools. The objective is to understand the main challenges and conclusions reached by the authors regarding the use of these technologies in school and their role in enabling students to provide additional tools for access to knowledge, together with the knowledge already systematized by traditional classes, in order to understanding with Paulo Freire’s proposal and understand where they approach and depart from the pedagogical theory of greater international recognition, the Pedagogy of the Oppressed (2016).
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author França, Sandra Regina Affonso
author_sort França, Sandra Regina Affonso
title Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
title_short Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
title_full Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
title_fullStr Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
title_full_unstemmed Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire
title_sort mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com paulo freire
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation FRANÇA, Sandra Regina Affonso. Mídias digitais na educação: consonância de propostas teóricas com Paulo Freire. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24304
_version_ 1805304473099173888
score 10,814766