O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)

Social relationships and experiences provide subsidies for the construction of the subjects’ identity, with the school context being a fundamental place for the development of this process. In the middle of formal and informal exchanges, students need to experience collective situations that enable...

ver descrição completa

Autor principal: Kielt, Luana Stadler
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Art
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24317
recordtype dspace
spelling riut-1-243172021-02-20T06:10:58Z O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais) Audiovisual as a pedagogical practice in art: building identities in elementary education (final years) Kielt, Luana Stadler Catto, Camilo Catto, Camilo Souza, Maurini de Moliani, João Augusto Ensino audiovisual Educação Estudantes do ensino fundamental - Identidade Tecnologia educacional Arte Audio-visual education Education School children - Identity Educational technology Art CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Social relationships and experiences provide subsidies for the construction of the subjects’ identity, with the school context being a fundamental place for the development of this process. In the middle of formal and informal exchanges, students need to experience collective situations that enable self-knowledge and expression. For this, those involved in the educational system and, in particular, the art-educator, must outline pedagogical practices that can positively contribute to the identity process while providing significant learning. Taking this into account, it is believed that audiovisual material can assist in the acquisition and production of knowledge, in addition to presenting itself as a potential mediation resource for the construction and legitimization of identity. To this end, questions are raised about audiovisual as an important Information and Communication Technology (ICT) within the classroom, the school context as a setting for identity exchanges and the art educator as a knowledge mediator. This work is constituted as a qualitative using bibliographic research as a method. It is expected that the audiovisual, inserted in a significant way, can favor the autonomy of students as active subjects, assisting in the processes of identity structuring and teaching / learning. As relações sociais e experiências vivenciadas fornecem subsídios para a construção da identidade dos sujeitos, sendo o contexto escolar espaço fundamental para o desenvolvimento desse processo. Em meio a trocas formais e informais, os estudantes necessitam vivenciar situações coletivas que possibilitem o autoconhecimento e a expressão. Para isso, os envolvidos no sistema educacional e, em especial, o arte-educador, deve traçar práticas pedagógicas que possam contribuir positivamente ao processo identitário ao mesmo tempo que proporcionem aprendizagens significativas. Pesando nisso, acredita-se que o material audiovisual pode auxiliar na aquisição e produção de conhecimento, além de apresentar-se como um potencial recurso de mediação para construção e legitimação da identidade. Para tanto, levantam-se questões acerca do audiovisual como uma importante Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula, do contexto escolar como cenário para trocas identitárias e do arte-educador como mediador de conhecimentos. Este trabalho constitui-se como qualitativo utilizando-se como método a pesquisa bibliográfica. Espera-se que o audiovisual, inserido de forma significativa, possa favorecer a autonomia dos alunos enquanto sujeitos ativos, auxiliando nos processos de estruturação identitária e de ensino/aprendizagem. 2021-02-20T01:00:51Z 2021-02-20T01:00:51Z 2020-09-12 specializationThesis KIELT, Luana Stadler. O audiovisual como prática pedagógica em arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino audiovisual
Educação
Estudantes do ensino fundamental - Identidade
Tecnologia educacional
Arte
Audio-visual education
Education
School children - Identity
Educational technology
Art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Ensino audiovisual
Educação
Estudantes do ensino fundamental - Identidade
Tecnologia educacional
Arte
Audio-visual education
Education
School children - Identity
Educational technology
Art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Kielt, Luana Stadler
O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
description Social relationships and experiences provide subsidies for the construction of the subjects’ identity, with the school context being a fundamental place for the development of this process. In the middle of formal and informal exchanges, students need to experience collective situations that enable self-knowledge and expression. For this, those involved in the educational system and, in particular, the art-educator, must outline pedagogical practices that can positively contribute to the identity process while providing significant learning. Taking this into account, it is believed that audiovisual material can assist in the acquisition and production of knowledge, in addition to presenting itself as a potential mediation resource for the construction and legitimization of identity. To this end, questions are raised about audiovisual as an important Information and Communication Technology (ICT) within the classroom, the school context as a setting for identity exchanges and the art educator as a knowledge mediator. This work is constituted as a qualitative using bibliographic research as a method. It is expected that the audiovisual, inserted in a significant way, can favor the autonomy of students as active subjects, assisting in the processes of identity structuring and teaching / learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kielt, Luana Stadler
author_sort Kielt, Luana Stadler
title O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
title_short O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
title_full O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
title_fullStr O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
title_full_unstemmed O audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
title_sort o audiovisual como prática pedagógica na disciplina de arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais)
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation KIELT, Luana Stadler. O audiovisual como prática pedagógica em arte: construindo identidades no ensino fundamental (anos finais). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24317
_version_ 1805306031192932352
score 10,814766