A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras

This research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general...

ver descrição completa

Autor principal: Yamashiro, Karin Cristina Escobar
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24320
recordtype dspace
spelling riut-1-243202021-02-20T06:10:47Z A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras The presence of digital information and communication technology (DICT) in the curricula of undergraduate courses in pedagogy at brazilian federal universities Yamashiro, Karin Cristina Escobar Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho Faria, Camila Grassi Mendes de Amstel, Frederick Marinus Constant Van Tecnologia educacional Professores - Formação Educação - Estudo e ensino Currículos Educational technology Teachers, Training of Education - Study and teaching Education - Curricula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general educational context, on the recommendations of DICT in educational legislation and on its importance in teaching courses in pedagogy. A documentary research was driven to analyze the curricular structures of the selected courses, and which one are related to the different Digital Technologies of Information and Communication. After the survey and result analysis was able to conclude that despite the potential and the recommendations of the uses of DICT in the school context, the initial training of teachers still needs to evolve to keep up with the demands of contemporary society. The need of expand it was also identified in undergraduate pedagogy courses at Brazilian universities, and só we can have more and more mediating and innovative teachers, able to capable of communicate with a accessible language to new generations, exploring their knowledge and skills. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras presentes nas cincos regiões do país. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a presença TDIC no contexto educacional geral, sobre as recomendações das TDIC em legislações educacionais e sobre a sua importância nos cursos de licenciatura em pedagogia. Buscou-se ainda por meio de uma pesquisa documental analisar as estruturas curriculares de cursos de graduação em pedagogia, identificando as relações com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Após o levantamento e análise dos resultados, observou-se que, apesar do potencial e das recomendações dos usos das TDIC no contexto escolar, a formação inicial dos professores ainda precisa evoluir muito para que acompanhe a demanda da sociedade contemporânea. Identificou-se ainda a necessidade de ampliar essa temática nos cursos de graduação de pedagogia das universidades federais brasileiras, para que possamos ter cada vez mais professores mediadores e inovadores, capazes de se comunicar com uma linguagem mais acessível com as novas gerações, explorando seus conhecimentos e habilidades. 2021-02-20T01:14:37Z 2021-02-20T01:14:37Z 2020-09-30 specializationThesis YAMASHIRO, Karin Cristina Escobar. A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Currículos
Educational technology
Teachers, Training of
Education - Study and teaching
Education - Curricula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Currículos
Educational technology
Teachers, Training of
Education - Study and teaching
Education - Curricula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Yamashiro, Karin Cristina Escobar
A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
description This research aimed to analyze the presence of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in pedagogy degree courses curriculum of Brazilian federal universities in the five regions. For study development, a bibliographical survey was carried out on the presence of DICT in the general educational context, on the recommendations of DICT in educational legislation and on its importance in teaching courses in pedagogy. A documentary research was driven to analyze the curricular structures of the selected courses, and which one are related to the different Digital Technologies of Information and Communication. After the survey and result analysis was able to conclude that despite the potential and the recommendations of the uses of DICT in the school context, the initial training of teachers still needs to evolve to keep up with the demands of contemporary society. The need of expand it was also identified in undergraduate pedagogy courses at Brazilian universities, and só we can have more and more mediating and innovative teachers, able to capable of communicate with a accessible language to new generations, exploring their knowledge and skills.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Yamashiro, Karin Cristina Escobar
author_sort Yamashiro, Karin Cristina Escobar
title A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
title_short A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
title_full A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
title_fullStr A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
title_full_unstemmed A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
title_sort presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation YAMASHIRO, Karin Cristina Escobar. A presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos currículos dos cursos de licenciatura em pedagogia de universidades federais brasileiras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24320
_version_ 1805300996248698880
score 10,814766