O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas

This research has the educational experiences that work under the perspective of Active Methodologies using Digital Technologies as its main subject. The general objective is delimited in understanding to what extent it is possible to reorient and reorganize pedagogical practices based on Active Met...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Gabriela Rodrigues de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24327
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24327
recordtype dspace
spelling riut-1-243272021-02-21T06:10:13Z O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas The work with digital technologies in the classroom from the Active Methodologies perspective Sousa, Gabriela Rodrigues de Oliveira, Oséias Santos de Oliveira, Oséias Santos de Pinto, Ângela Emília de Almeida Bacila, Maria Silvia Prática de ensino Tecnologia educacional Educação - Metodologia Aprendizagem ativa Student teaching Educational technology Educations - Methodology Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This research has the educational experiences that work under the perspective of Active Methodologies using Digital Technologies as its main subject. The general objective is delimited in understanding to what extent it is possible to reorient and reorganize pedagogical practices based on Active Methodologies, focusing on the use of new Digital Technologies. Regarding the methodological procedures, this research starts from a qualitative approach, through a bibliographic study based on the production of the area of education and technologies, supported by documentary analysis of pedagogical experiences found in Open Educational Resources (OER) repositories. The theoretical perspective has its conceptual bases established around approaches such as: pedagogical practice, Active Methodologies and Digital Technologies. The discussions are supported by authors such as Franco (2012), Pacheco (2014), Moran (2018), Vasconcellos (2002), Althaus and Bagio (2017) and Fantin and Rivoltella (2010), in order to bring a reflection on the need of a transformation of practices in classrooms, questioning the hegemonic school model we have known. The presentation and discussion of the data is based on educational experiences based on Digital Technologies aimed at an active teaching-learning perspective, making it possible, at the end of this work, to present a proposal for the use of an Active Methodology with the support of Digital Technologies. It is a proposal to insert TDIC in geography content, in the theme “Landscape”, which is based on the BNCC from an active perspective. We conclude that it is necessary to maintain a debate in the academy, especially in teacher training courses and also bring to the school context the discussion and reflection on the possibilities of transforming pedagogical practices as a means of achieving meaningful learning, from the perspective of Active Methodologies. Esta pesquisa tem como tema as experiências educacionais que trabalham sob a perspectiva das Metodologias Ativas utilizando-se das Tecnologias Digitais. O objetivo geral é delimitado em compreender em que medida é possível a reorientação e a reorganização das práticas pedagógicas a partir das Metodologias Ativas, com enfoque na utilização das novas Tecnologias Digitais. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa parte de abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico pautado na produção da área da educação e tecnologias, apoiado em análise documental de experiências pedagógicas encontradas em repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). A perspectiva teórica tem suas bases conceituais estabelecidas em torno de enfoques como: prática pedagógica, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. As discussões são sustentadas a partir de autores como Franco (2012), Pacheco (2014), Moran (2018), Vasconcellos (2002), Althaus e Bagio (2017) e Fantin e Rivoltella (2010), a fim de trazer uma reflexão sobre a necessidade de transformação das práticas em sala de aula, questionando o modelo hegemônico de escola que conhecemos. A apresentação e discussão dos dados tem um recorte em experiências educacionais pautadas nas Tecnologias Digitais voltadas a uma perspectiva ativa de ensino-aprendizagem, tornando possível, ao final deste trabalho, a apresentação de uma proposição do uso de uma Metodologia Ativa com apoio das Tecnologias Digitais. Trata-se de uma proposição de inserção de TDIC em conteúdos de geografia, no tema “Paisagem”, que se pauta na BNCC a partir de uma perspectiva ativa. Conclui-se que é necessário manter um debate na academia, em especial nos cursos de formação docente e trazer, também, para o contexto escolar, a discussão e a reflexão sobre as possibilidades de transformação das práticas pedagógicas como meio de alcançar uma aprendizagem significativa, sob a perspectiva das Metodologias Ativas. 2021-02-21T00:12:49Z 2021-02-21T00:12:49Z 2020-09-29 specializationThesis SOUSA, Gabriela Rodrigues de. O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24327 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Prática de ensino
Tecnologia educacional
Educação - Metodologia
Aprendizagem ativa
Student teaching
Educational technology
Educations - Methodology
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Prática de ensino
Tecnologia educacional
Educação - Metodologia
Aprendizagem ativa
Student teaching
Educational technology
Educations - Methodology
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Sousa, Gabriela Rodrigues de
O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
description This research has the educational experiences that work under the perspective of Active Methodologies using Digital Technologies as its main subject. The general objective is delimited in understanding to what extent it is possible to reorient and reorganize pedagogical practices based on Active Methodologies, focusing on the use of new Digital Technologies. Regarding the methodological procedures, this research starts from a qualitative approach, through a bibliographic study based on the production of the area of education and technologies, supported by documentary analysis of pedagogical experiences found in Open Educational Resources (OER) repositories. The theoretical perspective has its conceptual bases established around approaches such as: pedagogical practice, Active Methodologies and Digital Technologies. The discussions are supported by authors such as Franco (2012), Pacheco (2014), Moran (2018), Vasconcellos (2002), Althaus and Bagio (2017) and Fantin and Rivoltella (2010), in order to bring a reflection on the need of a transformation of practices in classrooms, questioning the hegemonic school model we have known. The presentation and discussion of the data is based on educational experiences based on Digital Technologies aimed at an active teaching-learning perspective, making it possible, at the end of this work, to present a proposal for the use of an Active Methodology with the support of Digital Technologies. It is a proposal to insert TDIC in geography content, in the theme “Landscape”, which is based on the BNCC from an active perspective. We conclude that it is necessary to maintain a debate in the academy, especially in teacher training courses and also bring to the school context the discussion and reflection on the possibilities of transforming pedagogical practices as a means of achieving meaningful learning, from the perspective of Active Methodologies.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Sousa, Gabriela Rodrigues de
author_sort Sousa, Gabriela Rodrigues de
title O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
title_short O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
title_full O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
title_fullStr O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
title_full_unstemmed O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas
title_sort o trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das metodologias ativas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SOUSA, Gabriela Rodrigues de. O trabalho com as tecnologias digitais em sala de aula sob a perspectiva das Metodologias Ativas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24327
_version_ 1805301000622309376
score 10,814766