Escolas municipais urbanas e “rurais”: uma análise sobre a infraestrutura escolar na microrregião de Itapetininga/SP (2012 e 2018)

Este trabalho tem como objetivo analisar as escolas municipais urbanas e do campo no que diz respeito à infraestrutura escolar nos municípios de Alambari, Angatuba, Guareí, Itapetininga, urbes da microrregião de Itapetininga-SP. O lócus da pesquisa foi escolhido com base na área de atuação profissio...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Claudia Maria
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24451
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as escolas municipais urbanas e do campo no que diz respeito à infraestrutura escolar nos municípios de Alambari, Angatuba, Guareí, Itapetininga, urbes da microrregião de Itapetininga-SP. O lócus da pesquisa foi escolhido com base na área de atuação profissional e social da autora e com base na definição geopolítica da microrregião de Itapetininga (SP). O objetivo geral, dentro do recorte histórico definido, foi analisar a infraestrutura escolar levantada no âmbito das escolas municipais da microrregião indicada e, a partir desta análise, apontar a existência ou não de diferenças entre as infraestruturas das escolas do campo em relação às do espaço urbano. Para o alcance deste objetivo e direcionamento à resposta da questão problema, este estudo está disposto sobre os seguintes objetivos específicos: caracterizar os dados de infraestrutura escolar das escolas municipais dos municípios integrantes da microrregião de Itapetininga e realizar uma análise comparativa das conjunturas da infraestrutura escolar urbana e rural. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada por se utilizar de documentos para a coleta de dados, pois busca compreender de forma mais aprofundada este cenário. O estudo atravessou dois governos politicamente diferenciados, o recorte histórico adotado foi do ano de 2012, final da metade de um governo, até a primeira metade da última gestão 2018/2020. Concluiu-se que a gestão pública municipal dos municípios pesquisados neste estudo exibe no que alcança dados sobre infraestrutura das escolas urbanas em comparação às escolas do campo, dados que se inclinam para um favorecimento à escola urbana, ratificando estudos anteriores que abordam a precarização da escola do campo.