Relação entre o índice de desenvolvimento da educação básica e os valores do Programa Dinheiro Direto na Escola: uma análise nas escolas municipais de Piracicaba/SP

Esta pesquisa teve como propósito de estudo o repasse financeiro pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e a relação deste com o Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os recursos recebidos via PDDE e as notas obtidas no Ideb pelas escolas públic...

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Autor principal: Ramos, Leticia Pedroso
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24457
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Resumo: Esta pesquisa teve como propósito de estudo o repasse financeiro pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e a relação deste com o Índice da Educação Básica (Ideb). O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre os recursos recebidos via PDDE e as notas obtidas no Ideb pelas escolas públicas municipais de Piracicaba, SP para o recorte histórico dos anos de 2013, 2015 e 2017, no qual foram abordados os principais conceitos de: financiamento educacional, Ideb, PDDE e a relação entre indicadores educacionais e o financiamento educacional. O estudo analisou os dados de PDDE e de Ideb de 33 escolas municipais de Piracicaba/SP que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em conformidade com a disponibilidade dos dados no FNDE. Os resultados auferidos indicaram que as metas propostas em relação ao Ideb foram alcançadas pelas escolas do município de Piracicaba/SP, no qual as escolas com as menores notas apresentaram similaridades nas ausências de bibliotecas e de laboratórios de ciências. Não se observou uma relação direta entre os recursos financeiros provenientes do PDDE e as notas do Ideb, não indicando, portanto, uma influência dos recursos financeiros na qualidade da educação. Também não foram observadas relações entre os repasses financeiros do PDDE e notas do Ideb nas diferentes regiões de Piracicaba/SP. Indica-se que a qualidade da educação brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental possui influência de outros fatores ao invés do montante de recursos financeiros disponibilizados pelo PDDE.