Aplicação de recursos em educação e a relação com os índices educacional: o modelo do município de Treze Tílias - SC

Para atingir níveis satisfatórios de qualidade da educação na esfera pública se faz necessário uma gestão comprometida e o uso adequado dos recursos destinados à educação. Nessa óptica, o presente estudo buscou compreender como o munícipio de Treze Tílias no estado de Santa Catarina desenvolve a ges...

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Autor principal: Andrade, Tarcila Camargo Guimarães de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24472
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Resumo: Para atingir níveis satisfatórios de qualidade da educação na esfera pública se faz necessário uma gestão comprometida e o uso adequado dos recursos destinados à educação. Nessa óptica, o presente estudo buscou compreender como o munícipio de Treze Tílias no estado de Santa Catarina desenvolve a gestão da educação básica e consegue entregar à população um ensino com bons índices somado a uma estrutura satisfatória. Para tal análise, pesquisamos a respeito da estrutura e competências educacionais legais, os recursos públicos destinados à educação básica e sobre o orçamento público municipal: caracterização e sua relação com a educação. Utilizando-se de uma abordagem quali-quanti, este estudo de caso realizou pesquisa documental e analisou o cenário educacional do município em correlação com o planejamento orçamentário, traçando um paralelo com dois municípios (Água Doce e Catanduvas) de perfil populacional e orçamentários semelhantes da mesma região. A análise permitiu concluir que o grande diferencial do município de Treze Tílias em termos do cenário educacional de destaque, pode ser justificado muito mais pela boa gestão dos recursos públicos do que pela quantidade dos recursos.