Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional

Acompanha: Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional.

Autor principal: Souza, Ellen Heloisa Gonçalves de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24706
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24706
recordtype dspace
spelling riut-1-247062021-04-10T06:10:38Z Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional Inappropriate behavior of students in the classroom and their responsibility: indiscipline, incivility and infraction act Souza, Ellen Heloisa Gonçalves de Oliveira, Jair de https://orcid.org/0000-0001-7847-698X http://lattes.cnpq.br/3690696890351902 Lopes, Cleber da Silva https://orcid.org/0000-0002-2197-159X http://lattes.cnpq.br/3195611596157559 Guerrini, Daniel https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 Oliveira, Jair de https://orcid.org/0000-0001-7847-698X http://lattes.cnpq.br/3690696890351902 Estudantes - Conduta Ambiente de sala de aula Disciplina escolar Atos ilícitos Students - Conduct of life Classroom environment School discipline Torts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional. The present study is relevant, because, in the specific literature, according to stu dents' violent manifestations, is a serious problem in most Brazilian schools. In comparison with 70 other countries, Brazil is above average in terms of the incidence of these inappropriate practices (INEP, 2019). Thus, among the great and current challenges faced by Brazilian education is how to deal with these manifestations, as they can be divided into three modalities: indiscipline, incivility and infraction act. Aiming to contribute to soften these phenomena, this research starts from the fol lowing problem: how do education professionals understand and deal with the three types of inappropriate behavior of students at school? And, as a general objective of the present research, is the development of educational products capable of subsi dizing the conduct of education professionals, regarding the inappropriate mani festations of students at school. Its development was guided by the specific objec tives of presenting information that makes it possible to diagnose and differentiate between the types of conduct and their forms of referral, providing judicial and out of-court, in addition to indicating two forms of prevention and coping pointed out in the literature. To guide this study, qualitative research of an exploratory and di agnostic nature was adopted, which used the literature review and field research. The instruments used were observation at school, semi-structured interviews and the application of questionnaires, which took place at schools from the north of the state of Paraná. The data collected served as the basis for the construction of two educational products: a course and a booklet. The course is a 15 hour continuing education to educators, developed in a virtual learning environment (AVA) and of fered via Moodle. The booklet has an instructional nature, it is organized with info graphics and QR codes and it is offered online. The products are autonomous, but they complement each other; the booklet is a schematic summary of theinformation socialized in the course. Among the results obtained after offering the products, the data indicate that both are efficient and content with practical application in the routine of educators. O presente estudo é relevante, pois conforme levantamento na literatura específica, as manifestações violentas dos alunos são um problema grave e presente na maioria das escolas brasileiras. Em comparação com outros 70 países, o Brasil está acima da média quanto à incidência dessas práticas inapropriadas (INEP, 2019). Assim, entre os grandes e atuais desafios enfrentados pela educação brasileira, está o modo de lidar com essas manifestações, as quais podem ser divididas em três modalidades: indisciplina, incivilidade e ato infracional. Visando contribuir para amenizar esses fenômenos, esta pesquisa parte do seguinte problema: como os profissionais da educação entendem e lidam com os três tipos de condutas inadequadas dos alunos no ambiente escolar? E, como objetivo geral do presente estudo, apresenta-se o desenvolvimento de produtos educacionais capazes de subsidiarem as condutas dos profissionais da educação quanto às manifestações inadequadas dos alunos no ambiente escolar. O desenvolvimento deste estudo foi conduzido pelos objetivos específicos de apresentar informações que possibilitem o diagnóstico e diferenciação entre os tipos de condutas e suas formas de encaminhamento, fornecendo instruções judiciais e extrajudiciais, além de indicar duas formas de prevenção e enfrentamento apontadas na literatura. Para nortear este estudo, adota-se a pesquisa qualitativa de cunho exploratório e diagnóstico, que se valeu da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo. Como instrumentos, foram utilizados a observação do ambiente escolar, as entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários, que ocorreram em escolas localizadas no norte do estado do Paraná. Os dados obtidos serviram de base para a construção de dois produtos educacionais: um curso e uma cartilha. O curso é de formação continuada para profissionais da educação, com 15 horas, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e ofertado via Moodle. A cartilha tem cunho instrucional, organizada com a ajuda de infográficos e QR codes e ofertada de forma on-line. Os produtos são autônomos, mas se complementam, sendo a cartilha o resumo esquemático das informações socializadas no curso. Dentre os resultados obtidos após a oferta dos produtos, os dados apontam que ambos são eficientes e de conteúdo com aplicação prática na rotina dos profissionais da educação. 2021-04-09T16:53:41Z 2021-04-09T16:53:41Z 2020-12-14 masterThesis SOUZA, Ellen Heloisa Gonçalves de. Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24706 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estudantes - Conduta
Ambiente de sala de aula
Disciplina escolar
Atos ilícitos
Students - Conduct of life
Classroom environment
School discipline
Torts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Estudantes - Conduta
Ambiente de sala de aula
Disciplina escolar
Atos ilícitos
Students - Conduct of life
Classroom environment
School discipline
Torts
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Souza, Ellen Heloisa Gonçalves de
Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
description Acompanha: Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional.
format Dissertação
author Souza, Ellen Heloisa Gonçalves de
author_sort Souza, Ellen Heloisa Gonçalves de
title Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
title_short Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
title_full Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
title_fullStr Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
title_full_unstemmed Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
title_sort condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SOUZA, Ellen Heloisa Gonçalves de. Condutas inapropriadas dos alunos em sala de aula e sua responsabilização: indisciplina, incivilidade e ato infracional. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24706
_version_ 1805296944955785216
score 10,814766