Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon

This study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means...

ver descrição completa

Autor principal: Tonet, Christian Roberto
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24760
recordtype dspace
spelling riut-1-247602021-04-15T06:11:09Z Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon Fluid dynamics study applied to a energy efficiency prototype for Shell Eco-marathon competitions Tonet, Christian Roberto Rossetto, Diego Rizzotto Gomes, Francisco Augusto Aparecido Nakaura, Marcio Tadayuki Rossetto, Diego Rizzotto Energia elétrica - Consumo Energia elétrica - Medição Energia - Consumo - Análise Aerodinâmica Automóveis - Aerodinâmica Fluidodinâmica computacional Electric power consumption Electric power - Measurement Energy consumption - Analysis Aerodynamics Automobiles - Aerodinamics Computational fluid dynamics CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA This study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means that pollute less the environment, the companies of the sector research tools that anticipate greater efficiency, both socially and economically way. To do so, it targets the Shell Eco Marathon events, based on the growth of the Pato a Jato Energy Efficiency Team, due to the large number of students from different countries participating. Presenting bibliographic research on the subject and, finally, the final considerations, which include the main elements covered, limitations of the research, and suggestions for future work. Este estudo aborda a questão relacionada a aerodinâmica veicular, buscando as principais referências, com o objetivo de traçar a relação entre consumo de combustível e aerodinâmica, uma vez que, o arrasto surge como uma força opositora do movimento. Devido ao grande interesse da população por meios automotivos que poluam menos o meio ambiente, as empresas do setor pesquisam ferramentas que antecipem maior eficiência, tanto no sentido social quanto econômico. Para tanto, visa os eventos da Shell Eco-marathon, baseando-se no crescimento da Equipe de Eficiência Energética Pato a Jato, em virtude do grande número de estudantes de diversos países participando. Apresentando pesquisa bibliográfica sobre o tema e, por fim, as considerações finais, que incluem principais elementos abordados, limitações da pesquisa, e sugestões para trabalhos futuros. 2021-04-14T18:51:39Z 2021-04-14T18:51:39Z 2019-06-26 bachelorThesis TONET, Christian Roberto. Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Mecânica Engenharia Mecânica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Medição
Energia - Consumo - Análise
Aerodinâmica
Automóveis - Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Electric power consumption
Electric power - Measurement
Energy consumption - Analysis
Aerodynamics
Automobiles - Aerodinamics
Computational fluid dynamics
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
spellingShingle Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Medição
Energia - Consumo - Análise
Aerodinâmica
Automóveis - Aerodinâmica
Fluidodinâmica computacional
Electric power consumption
Electric power - Measurement
Energy consumption - Analysis
Aerodynamics
Automobiles - Aerodinamics
Computational fluid dynamics
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Tonet, Christian Roberto
Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
description This study deals with the issue related to vehicular aerodynamics, searching for the main references, in order to draw the relationship between fuel consumption and aerodynamics, since drag appears as an opposing force of the movement. Due to the great interest of the population for automotive means that pollute less the environment, the companies of the sector research tools that anticipate greater efficiency, both socially and economically way. To do so, it targets the Shell Eco Marathon events, based on the growth of the Pato a Jato Energy Efficiency Team, due to the large number of students from different countries participating. Presenting bibliographic research on the subject and, finally, the final considerations, which include the main elements covered, limitations of the research, and suggestions for future work.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Tonet, Christian Roberto
author_sort Tonet, Christian Roberto
title Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
title_short Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
title_full Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
title_fullStr Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
title_full_unstemmed Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon
title_sort estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na shell eco-marathon
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation TONET, Christian Roberto. Estudo fluidodinâmico computacional aplicado a um protótipo de eficiência energética para competições na Shell Eco-marathon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24760
_version_ 1805302788352114688
score 10,814766