Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade

ESocial is a subproject of SPED, considered the most complex project due to the volume of information involved. The study aims to identify changes in the routines of the accounting department personnel department with the implementation of eSocial. The research was conducted through a study in the a...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Maria Claudia da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24902
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-24902
recordtype dspace
spelling riut-1-249022021-05-06T06:11:30Z Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade Chances in the routines of the personnel departament after the implementationn of the social a study in the accounting offices Silva, Maria Claudia da Rubbo, Priscila Rubbo, Priscila Schvirck, Eliandro Casagrande, Luiz Fernande Escrituração contábil Sistemas de recuperação da informação - Administração Contabilidade Contabilidade - Normas Administração financeira Bookkeping Information storage and retrieval systems - Management Accounting Accounting - Standards Financial management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS ESocial is a subproject of SPED, considered the most complex project due to the volume of information involved. The study aims to identify changes in the routines of the accounting department personnel department with the implementation of eSocial. The research was conducted through a study in the accounting offices associated with SESCAP / PR and registered with CRC / SC. The methodology adopted to meet the general objective of the research was of descriptive nature of the data, with quantitative approach and fits as a survey. Data were collected through a questionnaire with open and closed questions, applied via email, structured through a Google Forms® form. We obtained 96 valid answers. The results show that there were difficulties in the implementation of eSocial, among the main ones in relation to the time of study to comply with current legislation, the awareness of customers and the adequacy of internal processes. Regarding the main changes in routines 95% of respondents agree that it was in relation to the information system used, followed by significant changes in the accounting offices as a whole and also in relation to the planning and study for the adequacy of new processes. Also evidences the increase of bureaucratization in the processes. Changes in routines are due to the greater need for timely information, interaction and control of information exchanged with customers considering the penalties for not meeting deadlines. O eSocial é um subprojeto do Sistema Público de escrituração Digital (SPED), considerado o projeto de maior complexidade devido ao volume de informações envolvidas. O estudo tem por objetivo identificar as mudanças nas rotinas do departamento pessoal dos escritórios de contabilidade com a implantação do eSocial. A pesquisa foi efetuada por intermédio de um estudo nos escritórios de contabilidade associados ao SESCAP/PR e registrados no CRC/SC. A metodologia adotada para atender o objetivo geral da pesquisa, foi de natureza descritiva dos dados, com abordagem quantitativa e enquadra-se como survey. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado via e-mail, estruturado por meio de formulário do Google Forms®. Foram obtidas 96 respostas válidas. Os resultados demonstram que ocorreram dificuldades para a implantação do eSocial, dentre as principais em relação ao tempo de estudo para atender a legislação vigente a conscientização dos clientes e adequação dos processos internos. As principais mudanças nas rotinas para os respondentes foram em relação ao sistema de informação utilizado, no tempo de planejamento e estudo para a adequação dos novos processos, gerando assim mudanças significativas nos escritórios de contabilidade. Nota-se que as mudanças nas rotinas decorrem da maior necessidade de informações tempestivas, interação e controle das informações trocadas com os clientes considerando as penalidades previstas para o não cumprimento dos prazos determinados. 2021-05-05T13:14:48Z 2021-05-05T13:14:48Z 2019-11-01 bachelorThesis SILVA, Maria Claudia da. Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24902 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis Ciências Contábeis UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Escrituração contábil
Sistemas de recuperação da informação - Administração
Contabilidade
Contabilidade - Normas
Administração financeira
Bookkeping
Information storage and retrieval systems - Management
Accounting
Accounting - Standards
Financial management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
spellingShingle Escrituração contábil
Sistemas de recuperação da informação - Administração
Contabilidade
Contabilidade - Normas
Administração financeira
Bookkeping
Information storage and retrieval systems - Management
Accounting
Accounting - Standards
Financial management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Silva, Maria Claudia da
Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
description ESocial is a subproject of SPED, considered the most complex project due to the volume of information involved. The study aims to identify changes in the routines of the accounting department personnel department with the implementation of eSocial. The research was conducted through a study in the accounting offices associated with SESCAP / PR and registered with CRC / SC. The methodology adopted to meet the general objective of the research was of descriptive nature of the data, with quantitative approach and fits as a survey. Data were collected through a questionnaire with open and closed questions, applied via email, structured through a Google Forms® form. We obtained 96 valid answers. The results show that there were difficulties in the implementation of eSocial, among the main ones in relation to the time of study to comply with current legislation, the awareness of customers and the adequacy of internal processes. Regarding the main changes in routines 95% of respondents agree that it was in relation to the information system used, followed by significant changes in the accounting offices as a whole and also in relation to the planning and study for the adequacy of new processes. Also evidences the increase of bureaucratization in the processes. Changes in routines are due to the greater need for timely information, interaction and control of information exchanged with customers considering the penalties for not meeting deadlines.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Maria Claudia da
author_sort Silva, Maria Claudia da
title Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
title_short Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
title_full Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
title_fullStr Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
title_full_unstemmed Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
title_sort mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SILVA, Maria Claudia da. Mudanças nas rotinas do departamento pessoal após a implantação do e-social: um estudo nos escritórios de contabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24902
_version_ 1805301039420669952
score 10,814766