Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável

With the advent of urbanization and the increasing population increase, solid waste management has become a relevant theme in society. Due to the problems caused by the generation of construction waste, the constructive strategy with the use of rammed earth appears as a sustainable alternative. To a...

ver descrição completa

Autor principal: Natal, Vanessa de Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25047
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25047
recordtype dspace
spelling riut-1-250472021-05-26T06:11:29Z Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável Economic feasibility study and thermal comfort in rammed earth system as a sustainable strategy Natal, Vanessa de Oliveira Feiber, Silmara Dias Feiber, Fúlvio Natercio Paula, Frederico Braida Rodrigues de Feiber, Silmara Dias Construção sustentável Construção civil - Estimativas Conforto humano Sustainable construction Building - Estimates Human comfort CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL With the advent of urbanization and the increasing population increase, solid waste management has become a relevant theme in society. Due to the problems caused by the generation of construction waste, the constructive strategy with the use of rammed earth appears as a sustainable alternative. To analyze its applicability in the region of Toledo - PR, a reduced wall model was produced by the rammed earth technique and another in conventional masonry aiming to compare the thermal comfort and the costs promoted by the two techniques. As a result, the rammed earth technique proved to be beneficial because of its ability to maintain the temperature on the internal face of its constant elevation, which is not the case with the masonry technique, as well as promoting low cost economic advantages and generating smaller amounts of residues in your production. Com o advento da urbanização e o crescente aumento populacional, a gestão de resíduos sólidos se tornou tema pertinente na sociedade. Devido aos problemas causados pela geração de resíduos da construção civil, a estratégia construtiva com o uso de taipas surge como uma alternativa sustentável. Para análise de sua aplicabilidade na região de Toledo – PR foi produzido um modelo reduzido de parede pela técnica de taipa de pilão e outra em alvenaria convencional visando comparar o conforto térmico e os custos promovidos pelas duas técnicas. Como resultado a técnica de taipa de pilão se mostrou benéfica pela capacidade em manter a temperatura na face interna de sua elevação com constância, o que não ocorre com a técnica em alvenaria, além de promover vantagens econômicas pelo baixo custo e gerar menores quantidades de resíduos em sua produção. 2021-05-25T17:17:45Z 2021-05-25T17:17:45Z 2019-11-19 bachelorThesis NATAL, Vanessa de Oliveira. Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25047 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Engenharia Civil UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Construção sustentável
Construção civil - Estimativas
Conforto humano
Sustainable construction
Building - Estimates
Human comfort
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
spellingShingle Construção sustentável
Construção civil - Estimativas
Conforto humano
Sustainable construction
Building - Estimates
Human comfort
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Natal, Vanessa de Oliveira
Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
description With the advent of urbanization and the increasing population increase, solid waste management has become a relevant theme in society. Due to the problems caused by the generation of construction waste, the constructive strategy with the use of rammed earth appears as a sustainable alternative. To analyze its applicability in the region of Toledo - PR, a reduced wall model was produced by the rammed earth technique and another in conventional masonry aiming to compare the thermal comfort and the costs promoted by the two techniques. As a result, the rammed earth technique proved to be beneficial because of its ability to maintain the temperature on the internal face of its constant elevation, which is not the case with the masonry technique, as well as promoting low cost economic advantages and generating smaller amounts of residues in your production.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Natal, Vanessa de Oliveira
author_sort Natal, Vanessa de Oliveira
title Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
title_short Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
title_full Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
title_fullStr Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
title_full_unstemmed Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
title_sort estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation NATAL, Vanessa de Oliveira. Estudo de viabilidade econômica e conforto térmico em sistema de taipa de pilão como estratégia sustentável. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25047
_version_ 1805306054436716544
score 10,814766