Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional

Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem...

ver descrição completa

Autor principal: Navarro, Ana Cristina Saracini
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25146
recordtype dspace
spelling riut-1-251462021-06-11T06:04:51Z Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional Navarro, Ana Cristina Saracini Lima, Marcelo Fernando de Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Oliveira, Eliane Basilio de Literatura Brasileira Literatura - Escritoras Ensino - Metodologia Didática Brazilian literature Literature - Women authors Teaching - Methodology Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto. 2021-06-10T22:32:39Z 2021-06-10T22:32:39Z 2020-09-04 specializationThesis NAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura Brasileira
Literatura - Escritoras
Ensino - Metodologia
Didática
Brazilian literature
Literature - Women authors
Teaching - Methodology
Didatics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura Brasileira
Literatura - Escritoras
Ensino - Metodologia
Didática
Brazilian literature
Literature - Women authors
Teaching - Methodology
Didatics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Navarro, Ana Cristina Saracini
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
description Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Navarro, Ana Cristina Saracini
author_sort Navarro, Ana Cristina Saracini
title Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
title_short Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
title_full Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
title_fullStr Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
title_full_unstemmed Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
title_sort um breve estudo de literatura de autoria feminina no brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation NAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146
_version_ 1760451027030507520
score 10,966579