Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional
Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem...
Autor principal: | Navarro, Ana Cristina Saracini |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25146 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251462021-06-11T06:04:51Z Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional Navarro, Ana Cristina Saracini Lima, Marcelo Fernando de Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Oliveira, Eliane Basilio de Literatura Brasileira Literatura - Escritoras Ensino - Metodologia Didática Brazilian literature Literature - Women authors Teaching - Methodology Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto. 2021-06-10T22:32:39Z 2021-06-10T22:32:39Z 2020-09-04 specializationThesis NAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura Brasileira Literatura - Escritoras Ensino - Metodologia Didática Brazilian literature Literature - Women authors Teaching - Methodology Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Literatura Brasileira Literatura - Escritoras Ensino - Metodologia Didática Brazilian literature Literature - Women authors Teaching - Methodology Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Navarro, Ana Cristina Saracini Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
description |
Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Navarro, Ana Cristina Saracini |
author_sort |
Navarro, Ana Cristina Saracini |
title |
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
title_short |
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
title_full |
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
title_fullStr |
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
title_full_unstemmed |
Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
title_sort |
um breve estudo de literatura de autoria feminina no brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
NAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 |
_version_ |
1760451027030507520 |
score |
10,966579 |