O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática
O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos e...
Autor principal: | Vilarin, Andrea Zanetti |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25147 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251472021-06-11T06:03:52Z O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática Vilarin, Andrea Zanetti Rohling, Nívea Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Rohling, Nívea Leitura Compreensão na leitura Textos - Gênero Didática Memes Reading Reading comprehension Texts - Gender Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”. 2021-06-10T22:46:31Z 2021-06-10T22:46:31Z 2020-09-03 specializationThesis VILARIN, Andrea Zanetti. O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Compreensão na leitura Textos - Gênero Didática Memes Reading Reading comprehension Texts - Gender Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Leitura Compreensão na leitura Textos - Gênero Didática Memes Reading Reading comprehension Texts - Gender Didatics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Vilarin, Andrea Zanetti O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
description |
O presente trabalho aborda os desafios da escola no que diz respeito aos aspectos relacionados à leitura e a compreensão de sentidos nas aulas de Língua Portuguesa a partir da Habilidade (EF69LP05) da BNCC (base nacional comum curricular), que prevê o desenvolvimento da leitura e a compreensão dos efeitos de sentidos em relação à leitura de textos multissemióticos. A pesquisa teve como base os estudos de Koch (2006), Koch e Elias (2008) e Marchuschi (2009) no que tange às concepções de leitura e seu processo de compreensão. Para compreender os aspectos sociocognitivos implicados na leitura, tomou-se como base os escritos de Kleiman (2004), Kleiman (2008) e Smith (2003). Já as práticas de leitura no espaço escolar foram abordadas a partir de autores como Geraldi (1997), Bunzen e Mendonça (2009) e Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011). Para compreender os memes, Cani (2009), Castro (2017) e Dawnkins (2001) apontam sua origem e características. Cerqueira (2015), Horta (2009) e Macêdo (2018) abordam a importância da internet e das redes sociais na construção deste gênero virtual e por último tratando da proliferação dos memes, utilizamos os estudos de Calixto (2017), Blackmore (2008) e Recuero (2007). A partir desses estudos sobre leitura e considerando que a internet e as redes sociais fazem parte cada vez mais no cotidiano das pessoas, possibilitando o contato com diversos textos multissemióticos em circulação social, este estudo propõe uma Sequência Didática (SD) na área de Língua Portuguesa, baseado na habilidade sobre leitura proposta pela BNCC. A SD foi elaborada para uma turma de 6o ano do ensino fundamental (anos finais), partindo do gênero discursivo memes, a fim de trabalhar a construção de sentidos nos textos multissemióticos, em especial com os "memes”. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Vilarin, Andrea Zanetti |
author_sort |
Vilarin, Andrea Zanetti |
title |
O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
title_short |
O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
title_full |
O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
title_fullStr |
O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
title_full_unstemmed |
O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
title_sort |
o meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
VILARIN, Andrea Zanetti. O meme como instrumento de leitura na construção de sentidos: uma proposta de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25147 |
_version_ |
1805323214936604672 |
score |
10,814766 |