A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados...
Autor principal: | Sousa, Gabriela Silva Viana |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25160 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-251602021-06-11T06:04:25Z A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade Sousa, Gabriela Silva Viana Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Moliani, João Augusto Literatura - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Gêneros literários Ensino - Meios auxiliares Literature - Study and teaching Knowledge and learning Literary form Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã. 2021-06-11T00:21:58Z 2021-06-11T00:21:58Z 2020-09-10 specializationThesis SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Gêneros literários Ensino - Meios auxiliares Literature - Study and teaching Knowledge and learning Literary form Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Literatura - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Gêneros literários Ensino - Meios auxiliares Literature - Study and teaching Knowledge and learning Literary form Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Sousa, Gabriela Silva Viana A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
description |
Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Sousa, Gabriela Silva Viana |
author_sort |
Sousa, Gabriela Silva Viana |
title |
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
title_short |
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
title_full |
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
title_fullStr |
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
title_full_unstemmed |
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade |
title_sort |
literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o caderno da cidade |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 |
_version_ |
1805301057699446784 |
score |
10,814766 |