A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade

Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Gabriela Silva Viana
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25160
recordtype dspace
spelling riut-1-251602021-06-11T06:04:25Z A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade Sousa, Gabriela Silva Viana Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Moliani, João Augusto Literatura - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Gêneros literários Ensino - Meios auxiliares Literature - Study and teaching Knowledge and learning Literary form Teaching - Aids and devices CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã. 2021-06-11T00:21:58Z 2021-06-11T00:21:58Z 2020-09-10 specializationThesis SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Gêneros literários
Ensino - Meios auxiliares
Literature - Study and teaching
Knowledge and learning
Literary form
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Literatura - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Gêneros literários
Ensino - Meios auxiliares
Literature - Study and teaching
Knowledge and learning
Literary form
Teaching - Aids and devices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Sousa, Gabriela Silva Viana
A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
description Esta pesquisa busca analisar a presença de Gêneros Literários nas aulas de Língua Portuguesa em que o material didático Caderno da Cidade, desenvolvido a partir do Currículo da Cidade de São Paulo, é o norteador do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, em um primeiro momento, foram catalogados os exercícios de Literatura propostos para os quatro anos do Ensino Fundamental II. O segundo momento da pesquisa consiste em refletir sobre a frequência com que Gêneros Literários aparecem e o tipo de atividades propostas a partir deles. Para a reflexão aqui proposta, nos valemos de Pêcheux (2006) e Orlandi (2001), autores da Análise de Discurso francesa (AD), Buzen (2005 e 2009) sobre o uso de material didático e Jouve (2010) sobre o estudo da Literatura na formação cidadã.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Sousa, Gabriela Silva Viana
author_sort Sousa, Gabriela Silva Viana
title A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
title_short A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
title_full A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
title_fullStr A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
title_full_unstemmed A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade
title_sort literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o caderno da cidade
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SILVA, Gabriela Silva Viana. A literatura nas aulas de língua portuguesa: um olhar sobre o Caderno da Cidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25160
_version_ 1805301057699446784
score 10,814766