Análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais
Este estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma c...
Autor principal: | Nunes, Iraci Vieira |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma como é apresentada na BNCC, suas orientações e competências para o processo de Alfabetização nos Anos Iniciais. Apresenta a alfabetização em dois anos e o despertar da alfabetização na criança. Discute como o tema é apresentado na BNCC e o olhar crítico sobre sua forma de apresentação. Traz como resultado da pesquisa o fato de que o professor alfabetizador deve manter-se atualizado, e ter um olhar para além dos processos alfabetizadores presos a uma mesma lógica, que mantém um modelo econômico que se baseia na exploração das pessoas, em manter as desigualdades e, por consequência, na ausência de justiça social. |
---|