A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa
A presente pesquisa que tem como título “A Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa" tem como objetivo pesquisar a Literatura de Cordel, pontuando sua história e suas características no cenário brasileiro como tipo de texto com influência cultural nordestina, elencando autores e apre...
Autor principal: | Lopes, Maria Elizete |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A presente pesquisa que tem como título “A Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa" tem como objetivo pesquisar a Literatura de Cordel, pontuando sua história e suas características no cenário brasileiro como tipo de texto com influência cultural nordestina, elencando autores e apresentando como fonte de pesquisa que desenvolve a leitura e a oralidade. A pesquisa apresenta uma abordagem teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica em textos e autores que discorrem sobre o assunto e será dividida em três partes. Na primeira parte discute-se sobre a importância da diversidade de textos para desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno, ressaltando a literatura de cordel; na segunda parte apresenta-se a origem e características da literatura de cordel, elenca-se os principais escritores cordelistas e apresenta-se a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, que reúne em seu acervo expoentes cordelísticos e uma vasta coletânea de textos. Na terceira parte, pontua-se sobre o trabalho do professor de língua portuguesa com a literatura de cordel, que auxilia e incentiva a aprendizagem do aluno. Conclui-se a pesquisa ressaltando que o cordel é um texto poético e de linguagem simples, que representa o imaginário ou o real e suas manifestações culturais, com suas características próprias. Teve sua ascensão na região nordeste e deve fazer parte da coletânea de textos que o professor apresenta na sala de aula para desenvolver a leitura e a oralidade dos alunos. |
---|