Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias

Observa-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem...

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Autor principal: Altenburg, Tamara Beims Guañabens
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207
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spelling riut-1-252072021-06-12T06:06:31Z Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias Altenburg, Tamara Beims Guañabens Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Cantarin, Márcio Matiassi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Leitura Leitores - Formação Literatura digital Ensino - Metodologia Professores - Formação Reading Reader - Formation Hypertext literature Teaching - Methodology Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Observa-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem-se cidadãos reflexivos, críticos, capazes de transformar o meio em que vivem. Com o avanço da tecnologia, estímulos são recebidos a todo momento; as pessoas estão sempre conectadas ao mundo digital e às redes sociais, o que acaba gerando uma nova forma de absorver as informações recebidas. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um referencial teórico que visa trazer respostas acerca de como estimular o gosto pela leitura por meio da literatura digital, tornando os textos literários mais atrativos para o jovem de hoje. Pensando nas dificuldades apresentadas pelos professores de Língua Portuguesa de escolas municipais em despertar nos estudantes o gosto pela leitura, sugere-se a aplicação de Sequências Didáticas com base na introdução de literatura digital no cotidiano escolar, A intenção é a de que a literatura digital, com todas as ferramentas que utiliza, seja uma forma de despertar prazer nos estudantes pelo ato de ler. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, pois almeja conhecer a parte teórica para que se possa sugerir formas de tornar o ensino aprendizagem de literatura cativante. Com relação à importância da leitura e da literatura, os principais autores utilizados como base para esta pesquisa foram Rildo Cosson (2011), Marisa Lajolo (2018) e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), autoras que contribuíram também em itens como a função da escola e do perfil do leitor. No que diz respeito aos tipos de leitor e à utilização de tecnologias, recorreu-se à Lúcia Santaella (2013) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). O termo Sequência Didática (SD) foi conceituado a partir de Dolz et al. (2004) e a metodologia escolhida para as SDs elaboradas foram pensadas aplicando-se a perspectiva rizomática, proposta por Silvio Gallo (2003). As SDs sugeridas foram formuladas com a utilização de literaturas digitais concebidas pelos autores Marcelo Spalding e Sérgio Capparelli. O resultado foram duas SDs propostas, uma para turmas de 6° e 7° Anos e outra para 8° e 9° Anos, as quais podem contribuir para a quebra de paradigma de que os estudantes não se interessam pelo ato de ler literatura. A partir da utilização de literatura digital, é possível que eles percebam que esse tipo de leitura é capaz de proporcionar momentos de muita diversão e reflexão. 2021-06-12T00:14:41Z 2021-06-12T00:14:41Z 2020-08-31 specializationThesis ALTENBURG, Tamara Beims Guañabens. Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
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Altenburg, Tamara Beims Guañabens
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description Observa-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem-se cidadãos reflexivos, críticos, capazes de transformar o meio em que vivem. Com o avanço da tecnologia, estímulos são recebidos a todo momento; as pessoas estão sempre conectadas ao mundo digital e às redes sociais, o que acaba gerando uma nova forma de absorver as informações recebidas. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um referencial teórico que visa trazer respostas acerca de como estimular o gosto pela leitura por meio da literatura digital, tornando os textos literários mais atrativos para o jovem de hoje. Pensando nas dificuldades apresentadas pelos professores de Língua Portuguesa de escolas municipais em despertar nos estudantes o gosto pela leitura, sugere-se a aplicação de Sequências Didáticas com base na introdução de literatura digital no cotidiano escolar, A intenção é a de que a literatura digital, com todas as ferramentas que utiliza, seja uma forma de despertar prazer nos estudantes pelo ato de ler. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, pois almeja conhecer a parte teórica para que se possa sugerir formas de tornar o ensino aprendizagem de literatura cativante. Com relação à importância da leitura e da literatura, os principais autores utilizados como base para esta pesquisa foram Rildo Cosson (2011), Marisa Lajolo (2018) e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), autoras que contribuíram também em itens como a função da escola e do perfil do leitor. No que diz respeito aos tipos de leitor e à utilização de tecnologias, recorreu-se à Lúcia Santaella (2013) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). O termo Sequência Didática (SD) foi conceituado a partir de Dolz et al. (2004) e a metodologia escolhida para as SDs elaboradas foram pensadas aplicando-se a perspectiva rizomática, proposta por Silvio Gallo (2003). As SDs sugeridas foram formuladas com a utilização de literaturas digitais concebidas pelos autores Marcelo Spalding e Sérgio Capparelli. O resultado foram duas SDs propostas, uma para turmas de 6° e 7° Anos e outra para 8° e 9° Anos, as quais podem contribuir para a quebra de paradigma de que os estudantes não se interessam pelo ato de ler literatura. A partir da utilização de literatura digital, é possível que eles percebam que esse tipo de leitura é capaz de proporcionar momentos de muita diversão e reflexão.
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