Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionada...
Autor principal: | Fonseca, Vagner Luiz da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25209 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-252092021-06-12T06:05:29Z Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino Fonseca, Vagner Luiz da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Rohling, Nívea Análise do discurso Ideologia Redes sociais on-line Computadores e civilização Discourse analysis Ideology Online social networks Computers and civilization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook. 2021-06-12T00:19:04Z 2021-06-12T00:19:04Z 2020-09-14 specializationThesis FONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Análise do discurso Ideologia Redes sociais on-line Computadores e civilização Discourse analysis Ideology Online social networks Computers and civilization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Análise do discurso Ideologia Redes sociais on-line Computadores e civilização Discourse analysis Ideology Online social networks Computers and civilization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Fonseca, Vagner Luiz da Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
description |
Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Fonseca, Vagner Luiz da |
author_sort |
Fonseca, Vagner Luiz da |
title |
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
title_short |
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
title_full |
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
title_fullStr |
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
title_full_unstemmed |
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
title_sort |
discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
FONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209 |
_version_ |
1760453775466692608 |
score |
10,967214 |