Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino

Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionada...

ver descrição completa

Autor principal: Fonseca, Vagner Luiz da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25209
recordtype dspace
spelling riut-1-252092021-06-12T06:05:29Z Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino Fonseca, Vagner Luiz da Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Silveira, Ana Paula Pinheiro da Rohling, Nívea Análise do discurso Ideologia Redes sociais on-line Computadores e civilização Discourse analysis Ideology Online social networks Computers and civilization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook. 2021-06-12T00:19:04Z 2021-06-12T00:19:04Z 2020-09-14 specializationThesis FONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise do discurso
Ideologia
Redes sociais on-line
Computadores e civilização
Discourse analysis
Ideology
Online social networks
Computers and civilization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Análise do discurso
Ideologia
Redes sociais on-line
Computadores e civilização
Discourse analysis
Ideology
Online social networks
Computers and civilization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Fonseca, Vagner Luiz da
Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
description Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Fonseca, Vagner Luiz da
author_sort Fonseca, Vagner Luiz da
title Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
title_short Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
title_full Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
title_fullStr Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
title_full_unstemmed Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
title_sort discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation FONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209
_version_ 1760453775466692608
score 10,967214