Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental
Acompanha: Ensino de grandezas e medidas: uma proposta de sequência didática com materiais manipuláveis
Autor principal: | Lima, Alana |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2523 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2523 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-25232017-10-16T13:57:54Z Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental Teaching of quantities and measures: a proposal with manipulative didactic materials for the 6th year of elementary school Lima, Alana Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 Grossi, Luciane Santos Junior, Guataçara dos Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Alfabetização matemática Instrumentos de medição Pesos e medidas Numeracy Measuring instruments Weights and measures CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Ensino de grandezas e medidas: uma proposta de sequência didática com materiais manipuláveis The objective of this study is to analyze how the use of Manipulable Materials can contribute to the process of learning the concepts of Greatness and Measures for students of the 6th year of Elementary School. It was assumed that learning is a process of constructing meaning of objects and that understanding depends on the life experiences of each subject being understood as prior knowledge of the students. From this perspective, a didactic sequence was elaborated and applied, based on the theme Grandezas e Media. From the methodological point of view, the study was inserted in a qualitative research, of an interpretative nature, involving students of the 6th grade of Elementary School of a state public college in the city of Ortigueira - PR. The research was guided by the following question: What contributions could the use of Manipulable Materials bring to the learning of Greatness and Measures in the 6th Year of Elementary Education? The data used in this work were collected throughout the development of the didactic sequence, using the following instruments: application of diagnostic evaluation, observation, photographs, written records and oral reports. The results indicate that the activities of the modules of the didactic sequence contributed to the progressive advancement of the students' knowledge, demonstrating that it is possible to carry out a differentiated and contextualized work centered on the formation of citizenship. It is worth remembering that the implementation of this proposal requires collective effort and concretization of the commitment inherent in pedagogical action - the practice of research, reflection and permanent formation. With the purpose of sharing teacher knowledge with other professionals of the area, as a final product of this work, a pedagogical book was elaborated, containing a didactic sequence with a set of didactic activities that enabled the use of Manipulable Materials as pedagogical tool in the final series of Teaching Fundamental, titled: "Teaching of Greatness and Measures: a proposal for a didactic sequence with manipulable materials". O objetivo deste estudo é analisar como o uso de Materiais Manipuláveis pode contribuir para o processo de aprendizagem dos conceitos de Grandezas e Medidas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Partiu-se do pressuposto de que a aprendizagem constitui um processo de construção de significado dos objetos e, essa compreensão depende das experiências de vida de cada sujeito sendo entendido como conhecimentos prévios dos alunos. Nessa perspectiva, foi elaborada e aplicada uma sequência didática, a partir do tema Grandezas e Medidas. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se numa pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, envolvendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual da cidade de Ortigueira - PR. A pesquisa orientou-se pela seguinte questão: Quais as contribuições que o uso de Materiais Manipuláveis poderá trazer para a aprendizagem de Grandezas e Medidas no 6º Ano do Ensino Fundamental? Os dados utilizados neste trabalho foram coletados durante todo o desenvolvimento da sequência didática, com o uso dos seguintes instrumentos: aplicação da avaliação diagnóstica, observação, fotografias, registros escritos e relatos orais. Os resultados indicam que as atividades dos módulos da sequência didática, contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, demonstrando que é possível, efetivar um trabalho diferenciado e contextualizado, centrado na formação para a cidadania. Vale lembrar que a implementação dessa proposta requer esforço coletivo e concretização do compromisso inerente à ação pedagógica - a prática da pesquisa, da reflexão e da formação permanente. Com o propósito de compartilhar saberes docentes com outros profissionais da área, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno pedagógico, contendo uma sequência didática com um conjunto de atividades didáticas que viabilizem a utilização de Materiais Manipuláveis como ferramenta pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental, intitulado: “Ensino de Grandezas e Medidas: uma proposta de sequência didática com materiais manipuláveis”. 2017-10-16T13:57:53Z 2017-10-16T13:57:53Z 2017-08-02 masterThesis LIMA, Alana. Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2523 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização matemática Instrumentos de medição Pesos e medidas Numeracy Measuring instruments Weights and measures CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Alfabetização matemática Instrumentos de medição Pesos e medidas Numeracy Measuring instruments Weights and measures CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Lima, Alana Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
description |
Acompanha: Ensino de grandezas e medidas: uma proposta de sequência didática com materiais manipuláveis |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Alana |
author_sort |
Lima, Alana |
title |
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
title_short |
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
title_full |
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
title_sort |
ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
LIMA, Alana. Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º do ensino fundamental. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2523 |
_version_ |
1805322223787966464 |
score |
10,814766 |