Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações

Acompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações

Autor principal: Volski, Laize Karine
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25313
recordtype dspace
spelling riut-1-253132021-06-18T06:04:25Z Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações Problem-based learning (PBL): contributions in the subsequent technical course in buildings Volski, Laize Karine Resende, Luis Mauricio Martins de http://orcid.org/0000-0003-4151-0843 http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Bacila, Maria Sílvia https://orcid.org/0000-0003-0953-7106 http://lattes.cnpq.br/5897077507024436 Resende, Luis Mauricio Martins de http://orcid.org/0000-0003-4151-0843 http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Mainginski, Fabio Edenei http://orcid.org/0000-0001-9597-2715 http://lattes.cnpq.br/9710968314629252 Bacila, Maria Sílvia https://orcid.org/0000-0003-0953-7106 http://lattes.cnpq.br/5897077507024436 Donato, Sueli Pereira https://orcid.org/0000-0002-2759-5900 http://lattes.cnpq.br/0201518990353008 Aprendizagem ativa Educação - Estudo e ensino Conhecimento e aprendizagem Ensino profissional Active learning Education - Study and teaching Knowledge and learning Professional education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações Technological development has promoted constant transformations, especially in the area of education, which imposes increasingly higher performance expectations. In the face of disruptive education, new teaching-learning formats are required for the construction of knowledge in which the student is the protagonist of his learning. Thus, active methodologies represent an alternative capable of providing students with the development of their autonomy, making them capable of solving problems and conflicts at a professional level according to the demands of the 21st century. Therefore, the general objective of this work was to evaluate the application of the Problem-Based Learning (PBA) active methodology in the teaching of Construction Techniques for students of the Subsequent Technical Building course. To this end, the research was developed with 20 students from the Technical Building Course of a Public Vocational Education Center in a city in the interior of Paraná. Initially, the students were divided into 4 groups of 5 members where each group received a theme (problem situation) in wich they should identify and present solutions through the production of a pilot project, scale model or prototype. Afterwards, three questionnaires were applied to evaluate the methodology. Given the work done, it is evident that the use of active teaching methodologies and Problem-Based Learning (PBA) stimulate the curiosity of students, enabling the linkage of theoretical knowledge with the practice of future professional activity, demonstrating better preparation for entry into the labor market. In addition, it was observed a greater involvement of students in performing academic tasks, as well as the development of cooperation skills, teamwork, reflection and proactivity. O desenvolvimento tecnológico tem promovido constantes transformações principalmente na área de educação na qual impõe expectativas de desempenho cada vez mais elevadas. Diante da educação disruptiva são necessários novos formatos de ensino-aprendizagem para a construção do conhecimento em que o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. Sendo assim, as metodologias ativas representam uma alternativa capaz de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de sua autonomia, tornando-se capaz de resolver problemas e conflitos de nível profissional conforme as demandas do Século XXI. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a aplicação da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Técnicas Construtivas para alunos do curso Técnico em Edificações Subsequente. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com 20 alunos do Curso Técnico em Edificações de um Centro de Ensino Profissionalizante Pública de uma cidade do interior do Paraná. Inicialmente, os alunos foram divididos em 4 grupos de 5 integrantes onde cada grupo recebeu um tema (situaçãoproblema) na qual deveriam identificar e apresentar soluções através da produção de um projeto piloto, maquete ou protótipo. Após foram aplicados três questionários para avaliação da metodologia. Diante do trabalho executado, fica evidente que o uso de metodologias ativas de ensino e de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) estimulam a curiosidade dos alunos, possibilitando a vinculação dos conhecimentos teóricos com a prática da futura atuação profissional, demonstrando melhor preparo para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, observou-se um maior envolvimento dos alunos na realização de tarefas acadêmicas, bem como o desenvolvimento das habilidades de cooperações, trabalho em equipe, reflexão e proatividade. 2021-06-18T01:51:34Z 2021-06-18T01:51:34Z 2020-12-07 masterThesis VOLSKI, Laize Karine. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem ativa
Educação - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Ensino profissional
Active learning
Education - Study and teaching
Knowledge and learning
Professional education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Aprendizagem ativa
Educação - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Ensino profissional
Active learning
Education - Study and teaching
Knowledge and learning
Professional education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Volski, Laize Karine
Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
description Acompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
format Dissertação
author Volski, Laize Karine
author_sort Volski, Laize Karine
title Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
title_short Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
title_full Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
title_sort aprendizagem baseada em problemas (abp): contribuições no curso técnico subsequente em edificações
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation VOLSKI, Laize Karine. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): contribuições no curso técnico subsequente em edificações. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25313
_version_ 1805315347411107840
score 10,814766