Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção

The use of video lecture has increased considerably in recent years. The interest of students and teachers has grown in part because of a number of initiatives that provide access to video lectures through the Internet. In particular, many teachers are producing video lecture in various forms and pu...

ver descrição completa

Autor principal: Medeiros, Solange Fávero de Lima
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2550
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2550
recordtype dspace
spelling riut-1-25502017-10-27T16:41:47Z Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção Study of the preferences of students and teachers on video lecture to identify interface requirements for production tools Medeiros, Solange Fávero de Lima Pansanato, Luciano Tadeu Esteves http://lattes.cnpq.br/1484702906945243 Pansanato, Luciano Tadeu Esteves Paiva, Débora Maria Barroso Silva, Marco Aurélio Graciotto Comunicação na tecnologia Ensino à distância Interface de programas aplicativos (Software) Communication of technical information Distance education Application Program Interfaces (Computer software) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência da Computação The use of video lecture has increased considerably in recent years. The interest of students and teachers has grown in part because of a number of initiatives that provide access to video lectures through the Internet. In particular, many teachers are producing video lecture in various forms and purposes, for distance education and to support or complement regular classes. In this paper we present a study about the preferences of students and teachers related to video lecture to identify interface requirements for production tools. The survey proposed was performed with students and teachers of distance learning technical courses of the Open Technical School of Brazil (e-Tec Brazil). The questionnaires for students and teachers contained questions about the use of video lecture and preferences regarding style, duration time and interactive resources; the questionnaires also have questions to identify the level of agreement with regard to some statements about video lecture; only for teachers, the questionnaires had some topics related the video lecture production. The comparison between the preferences of students and teachers pointed out a conflict between the most preferred style by students, tutorial style, and the most preferred style by teachers, voice and presentation style. The style containing image, voice and presentation is the second in both the preference of students as the preference of teachers. Most teachers said that they do not know any method or technique for producing video lecture, but they have predisposition to learn new methodologies and techniques for producing video lecture and also to learn new production tools. Five interface requirements were identified from the results of data analysis: providing a simple means of producing video lecture in different styles; controlling the duration time of the video lecture during production; facilitating the inclusion of interactive resources; analyzing the teacher´s voice in the video lecture to indicate the need for change of pace; including a methodology or technique to support video lecture production. A utilização de videoaula aumentou consideravelmente nos últimos anos. O interesse de alunos e professores tem crescido em parte devido às diversas iniciativas que oferecem acesso a videoaulas por meio da Internet. Em especial, muitos professores estão produzindo videoaulas de diversas formas e finalidades, por exemplo, para educação a distância e para apoio ou complemento de aulas presenciais. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre as preferências de alunos e professores com relação à videoaula para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. O levantamento proposto como metodologia foi realizado com discentes e docentes de cursos técnicos na modalidade a distância da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Os questionários continham questões sobre a utilização de videoaula e as preferências com relação a estilos de videoaula, tempo médio de duração de videoaulas e recursos interativos, questões para identificar o nível de concordância com relação a algumas afirmações sobre videoaula e, somente para docentes, questões com relação à produção de videoaulas. A comparação entre as preferências de discentes e docentes apontou um conflito entre o estilo mais preferido pelos discentes, estilo tutorial, e o estilo mais preferido pelos docentes, estilo voz e apresentação. O estilo imagem, voz e apresentação é o segundo tanto na preferência dos discentes quanto na preferência dos docentes. A maioria dos docentes expressou que não conhece alguma metodologia ou técnica para a produção de videoaula, mas possui predisposição para aprender novas metodologias e técnicas para a produção de videoaula e também para aprender novas ferramentas de produção. Cinco requisitos de interface foram identificados a partir dos resultados da análise dos dados: prover um meio simples de produzir videoaula em diferentes estilos; controlar o tempo de duração da videoaula durante a produção; facilitar a inclusão de recursos interativos; analisar a voz do professor na videoaula para indicar necessidade de mudança de ritmo; incluir uma metodologia ou técnica para apoio à produção de videoaula. 2017-10-27T16:41:27Z 2017-10-27T16:41:27Z 2016-05-25 masterThesis MEDEIROS, Solange Fávero de Lima. Estudos das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2550 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Programa de Pós-Graduação em Informática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunicação na tecnologia
Ensino à distância
Interface de programas aplicativos (Software)
Communication of technical information
Distance education
Application Program Interfaces (Computer software)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da Computação
spellingShingle Comunicação na tecnologia
Ensino à distância
Interface de programas aplicativos (Software)
Communication of technical information
Distance education
Application Program Interfaces (Computer software)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da Computação
Medeiros, Solange Fávero de Lima
Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
description The use of video lecture has increased considerably in recent years. The interest of students and teachers has grown in part because of a number of initiatives that provide access to video lectures through the Internet. In particular, many teachers are producing video lecture in various forms and purposes, for distance education and to support or complement regular classes. In this paper we present a study about the preferences of students and teachers related to video lecture to identify interface requirements for production tools. The survey proposed was performed with students and teachers of distance learning technical courses of the Open Technical School of Brazil (e-Tec Brazil). The questionnaires for students and teachers contained questions about the use of video lecture and preferences regarding style, duration time and interactive resources; the questionnaires also have questions to identify the level of agreement with regard to some statements about video lecture; only for teachers, the questionnaires had some topics related the video lecture production. The comparison between the preferences of students and teachers pointed out a conflict between the most preferred style by students, tutorial style, and the most preferred style by teachers, voice and presentation style. The style containing image, voice and presentation is the second in both the preference of students as the preference of teachers. Most teachers said that they do not know any method or technique for producing video lecture, but they have predisposition to learn new methodologies and techniques for producing video lecture and also to learn new production tools. Five interface requirements were identified from the results of data analysis: providing a simple means of producing video lecture in different styles; controlling the duration time of the video lecture during production; facilitating the inclusion of interactive resources; analyzing the teacher´s voice in the video lecture to indicate the need for change of pace; including a methodology or technique to support video lecture production.
format Dissertação
author Medeiros, Solange Fávero de Lima
author_sort Medeiros, Solange Fávero de Lima
title Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
title_short Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
title_full Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
title_fullStr Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
title_full_unstemmed Estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
title_sort estudo das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation MEDEIROS, Solange Fávero de Lima. Estudos das preferências de alunos e professores sobre videoaulas para identificar requisitos de interface para ferramentas de produção. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2550
_version_ 1805324496152821760
score 10,814766