Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
Routing is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the w...
Autor principal: | Garbelotto, Fabio Garcia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-25574 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-255742021-07-14T06:04:07Z Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação Optimization of public transport lines through modeling and simulation Garbelotto, Fabio Garcia Tondato, Rogério Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano Ferreira, José Angelo Tondato, Rogério Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Routing is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the west zone of a city in the north of Paraná, through routing, making use of methods such as modeling and traffic exercise. The survey of the data of the lines, their study and the preparation of an improvement method are presented, which was run to generate results from two different simulations, one serving with 2 lines and the other with 4 lines. The results obtained were satisfactory for both simulations, the total distance covered in the lines. It is hoped that the method found can be replicated in different areas of the city where there is also a need for improvement. A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria. 2021-07-13T17:36:00Z 2021-07-13T17:36:00Z 2021-05-11 bachelorThesis GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Engenharia de Produção UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Garbelotto, Fabio Garcia Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
description |
Routing is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the west zone of a city in the north of Paraná, through routing, making use of methods such as modeling and traffic exercise. The survey of the data of the lines, their study and the preparation of an improvement method are presented, which was run to generate results from two different simulations, one serving with 2 lines and the other with 4 lines. The results
obtained were satisfactory for both simulations, the total distance covered in the lines. It is hoped that the method found can be replicated in different areas of the city where there is also a need for improvement. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Garbelotto, Fabio Garcia |
author_sort |
Garbelotto, Fabio Garcia |
title |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_short |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_full |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_fullStr |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_full_unstemmed |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_sort |
otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 |
_version_ |
1805301089264730112 |
score |
10,814766 |