Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil

Acompanha: Atividades de modelagem matemática na educação infantil: desenvolvendo competências.

Autor principal: Rezende, Mirian Ferreira
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25751
recordtype dspace
spelling riut-1-257512021-08-19T06:05:45Z Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil Competences in mathematical modelling activities in child education Rezende, Mirian Ferreira Tortola, Emerson https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 Borssoi, Adriana Helena https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 http://lattes.cnpq.br/1393224739848502 Braz, Bárbara Cândido https://orcid.org/0000-0003-2280-3261 http://lattes.cnpq.br/9744720063478294 Tortola, Emerson https://orcid.org/0000-0002-6716-3635 http://lattes.cnpq.br/3984024867334867 Modelos matemáticos Matemática - Estudo e ensino Educação baseada na competência Educação pré-escolar Mathematical models Mathematics - Study and teaching Competency based education Education, Preschool CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Atividades de modelagem matemática na educação infantil: desenvolvendo competências. This research aimed to investigate the question: what competences can be developed by students of Child Education in Mathematical Modelling activities? For that, six Mathematical Modelling activities were developed, among which three were analyzed in this dissertation. These activities were developed with students aged 4 and 5 years, in a class of Infantil IV, from a Municipal Center for Child Education, located in the North of the State of Paraná. For data collection we used an audio recorder and two cell phones, in order to record students’ speeches and gestural expressions, in addition, we collected their written productions and took notes in a field diary. For the analysis of the activities, we are guided by a qualitative approach, through which we seek the data for evidence of the development of competences, both in Mathematics, as in Mathematical Modelling. From the analysis, we observed the potential of Mathematical Modelling activities to teach Child Education students to think, reason and model mathematically and, particularly with regard to Mathematical Modelling, to understand and solve problems, produce mathematical models and evaluate solutions. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a questão: quais competências podem ser desenvolvidas por alunos da Educação Infantil em atividades de Modelagem Matemática? Para isso foram desenvolvidas seis atividades de Modelagem Matemática, dentre as quais três foram analisadas nesta dissertação. Essas atividades foram desenvolvidas com alunos de 4 e 5 anos, em uma turma de Infantil IV, de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado no Norte do Estado do Paraná. Para a coleta de dados utilizamos um gravador de áudio e dois celulares, com o objetivo de registrar as falas e expressões gestuais dos alunos, além disso coletamos suas produções escritas e realizamos anotações em um diário de campo. Para análise das atividades nos pautamos em uma abordagem qualitativa, por meio da qual buscamos nos dados indícios do desenvolvimento de competências, tanto em Matemática, quanto em Modelagem Matemática. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de Modelagem Matemática para ensinar os alunos da Educação Infantil a pensar, raciocinar e modelar matematicamente e, particularmente no que se refere à Modelagem Matemática, a compreender e resolver problemas, produzir modelos matemáticos e avaliar soluções. 2021-08-18T13:53:32Z 2021-08-18T13:53:32Z 2021-05-03 masterThesis REZENDE, Mirian Ferreira. Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Educação pré-escolar
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Competency based education
Education, Preschool
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Educação pré-escolar
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Competency based education
Education, Preschool
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Rezende, Mirian Ferreira
Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
description Acompanha: Atividades de modelagem matemática na educação infantil: desenvolvendo competências.
format Dissertação
author Rezende, Mirian Ferreira
author_sort Rezende, Mirian Ferreira
title Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
title_short Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
title_full Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
title_fullStr Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
title_full_unstemmed Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
title_sort competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation REZENDE, Mirian Ferreira. Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25751
_version_ 1805306073733660672
score 10,814766