Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância

The objective of this study is to analyze how organizations, workers and the Paraná Labor Court (TRT/PR) define the time dedicated to the work of tutor teachers who work in the Distance Learning (EAD) modality from the perspective of Administration and Organizational Studies . Therefore, a research...

ver descrição completa

Autor principal: Bodenmuller, Andreia Aline Nunes Machado
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25876
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25876
recordtype dspace
spelling riut-1-258762021-09-01T06:06:02Z Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância Time dedicated to work: analysis of the labor court decisions of Paraná on the remote work of electronic tutors in distance education Bodenmuller, Andreia Aline Nunes Machado Faria, Jose Henrique de https://orcid.org/0000-0003-3971-7992 http://lattes.cnpq.br/3738279410631976 Bruning, Camila https://orcid.org/ 0000-0003-3869-3917 http://lattes.cnpq.br/0344682572379848 Meneghetti, Francis Kanashiro https://orcid.org/0000-0003-0327-2872 http://lattes.cnpq.br/8238451312475074 Pezarico, Giovanna https://orcid.org/0000-0001-5576-6685 http://lattes.cnpq.br/2031390761559720 Faria, Jose Henrique de https://orcid.org/0000-0003-3971-7992 http://lattes.cnpq.br/3738279410631976 Teletrabalho Ensino à distância Horário de trabalho flexível Produtividade do trabalho Juízes - Decisões - Análises Telecommuting Distance education Flextime Labor productivity Judge-made law - Analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Administração The objective of this study is to analyze how organizations, workers and the Paraná Labor Court (TRT/PR) define the time dedicated to the work of tutor teachers who work in the Distance Learning (EAD) modality from the perspective of Administration and Organizational Studies . Therefore, a research with a qualitative and descriptive character was developed, supported by the documentary research of judgments collected from the TRT/PR of actions filed by tutor professors in the face of the same educational institution. The analysis of secondary data adopted the technique of content analysis, by Bardin (2011). From the survey results, three categories emerged related to the temporal temporality of these professionals: working time, available time, working hours and availability without or with continuity. Technological tools, in the exercise of tutoring, suggest the false perception of autonomy and freedom for individual work organization, as control becomes more subtle and intense. The judgments show that flexible hours favor the invasion of working hours over non-work, só that the free distribution of the workload increases the appropriation and expansion of living time, reducing and canceling dead time and, consequently, resulting in plus absolute value (lengthening the journey) and plus relative value (reducing lost times). O objetivo do presente estudo é analisar como as organizações, o trabalhador e o Tribunal Trabalhista do Paraná (TRT/PR) definem o tempo dedicado ao trabalho dos docentes tutores que trabalham na modalidade Ensino a Distância (EAD) na ótica da Administração e Estudos Organizacionais. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com delineamento qualitativa e de caráter descritivo, respaldada na pesquisa documental de acórdãos coletados do TRT/PR de ações ajuizadas por docentes tutores em face de uma mesma instituição de ensino. A análise dos dados secundários adotou a técnica de análise de conteúdo, de Bardin (2011). A partir dos resultados da pesquisa, emergiram três categorias relacionadas a temporalidade temporal destes profissionais: tempo de trabalho, tempo disponível, jornada de trabalho e disponibilidade sem ou com continuidade. As ferramentas tecnológicas, no exercício da tutoria, sugerem a falsa percepção de autonomia e liberdade para organização individual do trabalho, pois o controle se torna mais sutil e intenso. Os julgados demonstram que os horários flexíveis favorecem a invasão dos tempos de trabalho sobre o tempo de não trabalho, de modo que a livre distribuição da carga horária aumenta a apropriação e expansão do tempo vivo, reduzindo e anulando os tempos mortos e, por consequência, resultando em mais-valor absoluto (alongamento de jornada) e mais valor relativo (redução de tempos perdidos). 2021-08-31T19:46:20Z 2021-08-31T19:46:20Z 2021-03-25 masterThesis BODENMULLER, Andreia Aline Nunes Machado. Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25876 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Administração UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Teletrabalho
Ensino à distância
Horário de trabalho flexível
Produtividade do trabalho
Juízes - Decisões - Análises
Telecommuting
Distance education
Flextime
Labor productivity
Judge-made law - Analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Administração
spellingShingle Teletrabalho
Ensino à distância
Horário de trabalho flexível
Produtividade do trabalho
Juízes - Decisões - Análises
Telecommuting
Distance education
Flextime
Labor productivity
Judge-made law - Analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Administração
Bodenmuller, Andreia Aline Nunes Machado
Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
description The objective of this study is to analyze how organizations, workers and the Paraná Labor Court (TRT/PR) define the time dedicated to the work of tutor teachers who work in the Distance Learning (EAD) modality from the perspective of Administration and Organizational Studies . Therefore, a research with a qualitative and descriptive character was developed, supported by the documentary research of judgments collected from the TRT/PR of actions filed by tutor professors in the face of the same educational institution. The analysis of secondary data adopted the technique of content analysis, by Bardin (2011). From the survey results, three categories emerged related to the temporal temporality of these professionals: working time, available time, working hours and availability without or with continuity. Technological tools, in the exercise of tutoring, suggest the false perception of autonomy and freedom for individual work organization, as control becomes more subtle and intense. The judgments show that flexible hours favor the invasion of working hours over non-work, só that the free distribution of the workload increases the appropriation and expansion of living time, reducing and canceling dead time and, consequently, resulting in plus absolute value (lengthening the journey) and plus relative value (reducing lost times).
format Dissertação
author Bodenmuller, Andreia Aline Nunes Machado
author_sort Bodenmuller, Andreia Aline Nunes Machado
title Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
title_short Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
title_full Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
title_fullStr Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
title_full_unstemmed Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
title_sort tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do tribunal trabalhista do paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation BODENMULLER, Andreia Aline Nunes Machado. Tempo dedicado ao trabalho: análise das decisões judiciais do Tribunal Trabalhista do Paraná sobre o trabalho remoto dos tutores eletrônicos no ensino a distância. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25876
_version_ 1805304573821190144
score 10,814766