Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental

Acompanha: Estatística divertida: aprender e brincar com a tela do seu celular.

Autor principal: Dias Filho, Paulo Jorge
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25916
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-25916
recordtype dspace
spelling riut-1-259162021-09-07T06:05:38Z Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental Mobile Learning as an instrument for the statistics teaching process in the final years of fundamental education Dias Filho, Paulo Jorge Sturion, Leonardo https://orcid.org/ 0000-0002-6975-5343 http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 Sturion, Leonardo https://orcid.org/ 0000-0002-6975-5343 http://lattes.cnpq.br/7994134300926513 Reis, Marcia Cristina dos https://orcid.org/0000-0001-6199-0309 http://lattes.cnpq.br/8702637805691545 Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia http://orcid.org/0000-0002-1489-6245 http://lattes.cnpq.br/6374015489865372 Tecnologia educacional Aplicativos móveis Smartphones Estatística - Estudo e ensino Educational technology Mobile apps Statistics - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Estatística divertida: aprender e brincar com a tela do seu celular. The current generation has experienced a context in which technologies occupy a vast space in the social, academic and professional scope of human beings, regardless of age and class. Then, it is necessary to rethink the teaching action, and the role of the teacher in perder to bring these technological instruments closer to the student's daily school life, so that their inclusion in the classroom actually takes place, providing opportunities for the promotion of teaching with the use of Digital Educational Technologies (TEDs) to students. Considering this, the present work aims to investigate educational practices for teaching statistics in the final years of elementary school through the use of applications for mobile devices characterized by the Mobile Learning (M-Learning) method. The study is a descriptive quantitative/qualitative research divided into four central steps. Initially, a bibliographic survey of works in literature that seeks to highlight the importance of teaching statistics, the use of Digital Educational Technologies in teaching activities and the Mobile Learning teaching method was carried out. Studies and research were carried out with students from the three groups of 6th grade at public elementary school via Google Form on Accessibility to Digital Technologies and their experiences with remote learning. For the insertion of TEDs, statistical activities were applied through the online game platform Kahoot! using the Google Meet video communication service. As the final proposal of this research, an Educational Product was developed, being an application for smartphones called “Fun Statistics”, elaborated from the systematic mapping of the applications for mobile devices available for downloads from the search word “Statistics” on the Google Play Store, an online store directed to the Android operating system, in order to analyze existent tools that aim to assist in the teaching process of statistics for the final years of elementary school. From the developed practices, it was observed that those can help in the students' teaching process by facilitating the approach of concepts, content resumption and development of activities in a dynamic way, seeking to promote meaningful learning for students. A geração atual tem vivenciado um contexto em que as tecnologias ocupam um vasto espaço no âmbito social, acadêmico e profissional do ser humano, independentemente de idade e classe. Desta forma, é preciso repensar na ação docente, sendo papel do professor aproximar tais instrumentos tecnológicos ao cotidiano escolar do aluno, para que de fato, aconteça a sua inserção em sala de aula, oportunizando assim, a promoção de um ensino com a utilização das Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs) aos estudantes. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo investigar práticas educacionais para o ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental mediante a utilização de aplicativos para dispositivos móveis caracterizados pelo método Mobile Learning (M­Learning). O estudo trata­se de uma pesquisa quanti/qualitativa de cunho descritivo dividida em quanto etapas. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico de obras na literatura que buscam evidenciar a importância do ensino de estatística, a utilização das Tecnologias Educacionais Digitais na ação docente e o método de ensino Mobile Learning (Aprendizagem Móvel). Foram desenvolvidos estudos e pesquisas com estudantes de três turmas de 6º ano do ensino fundamental da rede pública via Formulário Google sobre a Acessibilidade às Tecnologias Digitais e suas experiências com o ensino remoto. Para a inserção das TEDs, foram realizadas aplicações de atividades de estatística por meio da plataforma de jogo online Kahoot! utilizando o serviço de comunicação por vídeo Google Meet. Como proposta final desta pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional sendo um aplicativo para smartphones denominado “Estatística Divertida”, elaborado a partir do mapeamento sistemático dos aplicativos para dispositivos móveis disponíveis para downloads a partir da palavra de busca “Estatística” na loja online Google Play Store direcionado ao sistema operacional Android, a fim de analisar as ferramentas já existentes que tenham como objetivo auxiliar no processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental. A partir das práticas desenvolvidas, observou­-se que essas podem auxiliar no processo de ensino dos alunos ao facilitar as abordagens de conceitos, retomada de conteúdos e desenvolvimento de atividades de uma forma dinâmica, buscando promover um aprendizado significativo aos estudantes. 2021-09-06T22:06:15Z 2021-09-06T22:06:15Z 2021-04-16 masterThesis DIAS FILHO, Paulo Jorge. Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25916 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Smartphones
Estatística - Estudo e ensino
Educational technology
Mobile apps
Statistics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Smartphones
Estatística - Estudo e ensino
Educational technology
Mobile apps
Statistics - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Dias Filho, Paulo Jorge
Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
description Acompanha: Estatística divertida: aprender e brincar com a tela do seu celular.
format Dissertação
author Dias Filho, Paulo Jorge
author_sort Dias Filho, Paulo Jorge
title Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_short Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_full Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
title_sort mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation DIAS FILHO, Paulo Jorge. Mobile learning como instrumento para o processo de ensino de estatística nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25916
_version_ 1805323234306949120
score 10,814766