Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR

A aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as ins...

ver descrição completa

Autor principal: Feuser, Ana Flávia Santos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as instituições de ensino superior ofertantes dos cursos de Engenharia Civil, bem como Arquitetura e Urbanismo da cidade de Cascavel-PR, estão implementando ou buscando implementar o BIM em seu cenário acadêmico, identificando as mudanças observadas nos que já o implementaram. Para este fim, foi utilizada em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com a intenção de obter conhecimentos para compreensão dos dados apresentados nas instituições investigadas. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, com a elaboração de instrumentos de coleta de dados que foi aplicado aos coordenadores e docentes dos cursos. Os instrumentos escolhidos para estas coletas foram os questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha. A pesquisa também permitiu promover uma reflexão sobre a grade curricular e uma análise do nível de proficiência BIM dos profissionais formados nos cursos investigados. Os resultados da pesquisa sobre o tema evidenciam que o cenário acadêmico do município de Cascavel enfrenta diversas dificuldades para implementação do BIM, formando profissionais pouco ou nada preparados no assunto.