Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná

This work had as thematic the strategic planning in micro and small companies in the southwestern region of Paraná, with the objective of analyzing information by company’s perspective regarding to the organizational strategic planning, from qualitative data obtained through survey research, applied...

ver descrição completa

Autor principal: Sganzerla, Caroline Datsch
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26335
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26335
recordtype dspace
spelling riut-1-263352021-11-10T06:05:51Z Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná Perception of strategic planning in micro and small enterprises in southwest of Parana Sganzerla, Caroline Datsch Bortoluzzi, Sandro César Bortoluzzi, Sandro César Casagrande, Luiz Fernande Schvirck, Eliandro Planejamento estratégico Pequenas e médias empresas - Administração Gestão de empresas Strategic planning Small business - Management Business Management CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS This work had as thematic the strategic planning in micro and small companies in the southwestern region of Paraná, with the objective of analyzing information by company’s perspective regarding to the organizational strategic planning, from qualitative data obtained through survey research, applied by an electronic form answered by company managers. In Brazil, micro and small companies represent more than 99% of the total of establishments and often have problems to grow and go bankrupt even before completing 2 years of existence, having as one of the causes the lack of administrative skills without application of technical concepts. Even so, micro and small companies can facilitate the implementation of improvements and strategies by reducing bureaucracy and increasing the flow of information between customers, suppliers and employees. In view of the importance of strategic planning to the development of an organization, this work involves assessing whether micro and small companies in the southwest of Paraná consider strategic planning tools for the development and growth of the company. Este trabalho tem como temática o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas na região sudoeste do Paraná, com o objetivo de analisar informações sobre a perspectiva das empresas em relação ao planejamento estratégico organizacional, a partir de dados qualitativos obtidos por meio de pesquisa do tipo survey, com aplicação de formulário eletrônico respondido por gestores das empresas. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam mais de 99% do total de estabelecimentos e muitas vezes apresentam problemas para crescer e chegam a falir antes mesmo de completar 2 anos de existência, tendo como uma das causas a falta de habilidades administrativas sem aplicação de conceitos técnicos. Ainda assim, as micro e pequenas empresas podem facilitar a implementação de melhorias e estratégias diminuindo burocracias e aumentando o fluxo de informações entre clientes, fornecedores e funcionários. Tendo em vista a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento de uma organização, este trabalho compreende avaliar se as micro e pequenas empresas do sudoeste paranaense consideram ferramentas de planejamento estratégico para o desenvolvimento e crescimento da empresa. 2021-11-09T15:59:37Z 2021-11-09T15:59:37Z 2020-03-07 specializationThesis SGANZERLA, Caroline Datsch. Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26335 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Gestão Contábil e Financeira UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas - Administração
Gestão de empresas
Strategic planning
Small business - Management
Business Management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
spellingShingle Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas - Administração
Gestão de empresas
Strategic planning
Small business - Management
Business Management
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Sganzerla, Caroline Datsch
Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
description This work had as thematic the strategic planning in micro and small companies in the southwestern region of Paraná, with the objective of analyzing information by company’s perspective regarding to the organizational strategic planning, from qualitative data obtained through survey research, applied by an electronic form answered by company managers. In Brazil, micro and small companies represent more than 99% of the total of establishments and often have problems to grow and go bankrupt even before completing 2 years of existence, having as one of the causes the lack of administrative skills without application of technical concepts. Even so, micro and small companies can facilitate the implementation of improvements and strategies by reducing bureaucracy and increasing the flow of information between customers, suppliers and employees. In view of the importance of strategic planning to the development of an organization, this work involves assessing whether micro and small companies in the southwest of Paraná consider strategic planning tools for the development and growth of the company.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Sganzerla, Caroline Datsch
author_sort Sganzerla, Caroline Datsch
title Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
title_short Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
title_full Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
title_fullStr Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
title_full_unstemmed Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
title_sort percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do paraná
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SGANZERLA, Caroline Datsch. Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26335
_version_ 1805310050403614720
score 10,814766