Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial

This monograph intends to establish performance indicators based on the analysis of strategic objectives to assist in the management of the commercial area of a company that sells telecommunications and IT products. Gather information from the commercial area, perform analysis using the Balanced Sco...

ver descrição completa

Autor principal: Specht, Cristlove Leitzke
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26382
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26382
recordtype dspace
spelling riut-1-263822021-11-16T06:05:38Z Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial Specht, Cristlove Leitzke Sousa, Paulo Daniel Batista de Sousa, Paulo Daniel Batista de Calderari, Egon Bianchini Lima, Luciana Vieira de Comércio - Administração Desempenho - Indicadores Planejamento empresarial Clientes - Fidelização Commerce - Administration Performance - Directories Business planning Customer loyalty CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS This monograph intends to establish performance indicators based on the analysis of strategic objectives to assist in the management of the commercial area of a company that sells telecommunications and IT products. Gather information from the commercial area, perform analysis using the Balanced Scorecard tool, define performance indicators and develop action plan. The study is limited to the study of the Balanced Scorecard tool and performance indicators considering the four perspectives of the tool and elaboration of strategic objectives through applied research methodology. For theoretical background, a bibliographic research was performed on the concept of performance indicators, the Balanced Scorecard tool and the main elaborated objectives. As a way to meet the objective of this study, the company data was collected through semi-structured research, thus understanding the company and the business unit under study. After the strategic objectives were defined, the indicators were proposed and the goals were established, in order to present a case study with informative richness. The objectives of this study were achieved by stressing the importance of implementing performance indicators for companies to remain competitive, as a way to assist in the management of a specific area, with the possibility of deploying the indicators in a business unit and aggregating what the company does, company already has, and in addition to defining strategic objectives and goals, suggest an action plan. A presente monografia pretende estabelecer indicadores de desempenho com base na análise dos objetivos estratégicos para auxiliar no gerenciamento da área comercial de uma empresa que comercializa produtos de telecomunicações e informática. Levantar informações da área comercial, realizar análise utilizando a ferramenta Balanced Scorecard, definir os indicadores de desempenho e elaborar plano de ação. O estudo limita-se ao estudo da ferramenta Balanced Scorecard e de indicadores de desempenho considerando as quatro perspectivas da ferramenta e elaboração dos objetivos estratégicos através da metodologia pesquisa aplicada. Para embasamento teórico, foi realizado pesquisa bibliográfica do conceito de indicadores de desempenho, da ferramenta Balanced Scorecard e dos principais objetivos elaborados. Como forma de atender o objetivo deste estudo, foi efetuado levantamento das informações da empresa através de pesquisa semiestruturada conseguindo dessa forma entender a empresa e a unidade de negócio em estudo. Após foi definido os objetivos estratégicos, proposto indicadores e estabelecido as metas, com intuito de apresentar um estudo de caso com riqueza informativa. Os objetivos desse estudo foram atingidos ressaltando a importância da implantação de indicadores de desempenho para as empresas se manterem competitivas, como forma de auxiliar no gerenciamento de uma área especifica, com a possibilidade de implantar os indicadores em uma unidade de negócio e agregando o que a empresa já possui, e além de definir os objetivos estratégicos e metas, sugerir um plano de ação. 2021-11-15T22:54:17Z 2021-11-15T22:54:17Z 2020-05-29 specializationThesis SPECHT, Cristlove Leitzke. Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26382 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em MBA em Gestão Empresarial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comércio - Administração
Desempenho - Indicadores
Planejamento empresarial
Clientes - Fidelização
Commerce - Administration
Performance - Directories
Business planning
Customer loyalty
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
spellingShingle Comércio - Administração
Desempenho - Indicadores
Planejamento empresarial
Clientes - Fidelização
Commerce - Administration
Performance - Directories
Business planning
Customer loyalty
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Specht, Cristlove Leitzke
Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
description This monograph intends to establish performance indicators based on the analysis of strategic objectives to assist in the management of the commercial area of a company that sells telecommunications and IT products. Gather information from the commercial area, perform analysis using the Balanced Scorecard tool, define performance indicators and develop action plan. The study is limited to the study of the Balanced Scorecard tool and performance indicators considering the four perspectives of the tool and elaboration of strategic objectives through applied research methodology. For theoretical background, a bibliographic research was performed on the concept of performance indicators, the Balanced Scorecard tool and the main elaborated objectives. As a way to meet the objective of this study, the company data was collected through semi-structured research, thus understanding the company and the business unit under study. After the strategic objectives were defined, the indicators were proposed and the goals were established, in order to present a case study with informative richness. The objectives of this study were achieved by stressing the importance of implementing performance indicators for companies to remain competitive, as a way to assist in the management of a specific area, with the possibility of deploying the indicators in a business unit and aggregating what the company does, company already has, and in addition to defining strategic objectives and goals, suggest an action plan.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Specht, Cristlove Leitzke
author_sort Specht, Cristlove Leitzke
title Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
title_short Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
title_full Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
title_fullStr Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
title_full_unstemmed Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
title_sort definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SPECHT, Cristlove Leitzke. Definição de indicadores de desempenho para auxiliar no gerenciamento da área comercial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26382
_version_ 1805309158983991296
score 10,814766