Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental

Acompanha: Jornal A Conjectura

Autor principal: Carneiro, Luís Felipe Gonçalves
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26491
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26491
recordtype dspace
spelling riut-1-264912021-11-24T06:06:14Z Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental The mathematical reasoning process employed by 6th and 7th grade students Carneiro, Luís Felipe Gonçalves Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Trevisan, André Luis https://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912 http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 Araman, Eliane Maria de Oliveira https://orcid.org/0000-0002-1808-2599 http://lattes.cnpq.br/1237757168533855 Aguiar, Marcia https://orcid.org/0000-0001-5824-0697 http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 Serrazina, Maria de Lurdes https://orcid.org/0000-0003-3781-8108 Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Problemas, questões, exercícios Prática de ensino Raciocínio Mathematics - Examinations, questions, etc Student teaching Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha: Jornal A Conjectura The mathematical reasoning has been highlighted by researches and curriculum documents as one of the most relevant goals of the school Mathematics teaching. Thus, we set the objective of this research as analyse which mathematical reasoning processes 6 th and 7th grade Brazilian students use when they solve a mathematical task and how they use them to solve the tasks, about geometry in the case of 6th grade students, and about sequences in the case of 7th grade students. From the theoretical background adopted, we seek for characterize the mathematical reasoning, finding that it can be viewed from two aspects: the structural aspect and the processes aspect. The mathematical reasoning processes are our focus. Then, we effort to characterize this processes and understand how they relate with each other. This research has a qualitative and interpretative aspect. The data collected was the written production and the audio record of the students talk when they solved the task. After that, the audio recordings were transcript and analysed aiming to identify the mathematical reasoning processes used by the students. The analyses showed that students employed the mathematical reasoning processes of justifying, generalizing, conjecturing, exemplifying and pattern identifying. We verify that as students justify, they make their conjectures and generalizations better. The Educational Product accomplished from the research was a fictitious newspaper, named The Conjecture, which aims to present mathematical reasoning processes in mathematical tasks to school mathematics teachers. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) O raciocínio matemático tem recebido especial atenção de pesquisas e documentos curriculares e colocado com um dos objetivos do ensino da Matemática na escola. Diante disso, estabeleço como o objetivo da presente pesquisa analisar quais processos de raciocínio matemático estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental mobilizam e de que maneira os empregam para resolver uma tarefa matemática sobre geometria, no caso do 6º ano, e sobre sequências numéricas, no caso do 7º ano. A partir do referencial teórico adotado, busco caracterizar o raciocínio matemático, verificando que ele pode ser encarado a partir de dois aspectos: o estrutural e o de processos. O foco desta pesquisa está nos processos de raciocínio matemático. Dessa forma, busco também caracterizar cada um deles e entender como esses processos se relacionam. A pesquisa possui um caráter qualitativo e interpretativo. Os dados coletados foram os registros escritos e as gravações em áudio dos diálogos dos alunos ao resolverem a tarefa. Após isso, os áudios foram transcritos e analisados com o intuito de identificar os processos de raciocínio matemático utilizados pelos estudantes. As análises indicaram que os alunos mobilizaram os processos de raciocínio matemático de justificação, generalização, conjectura, identificação de padrões e exemplificação. Concluímos que, na medida em que os estudantes se engajam na justificação, eles melhoram as suas conjecturas e generalizações. O Produto Educacional resultante da pesquisa foi um jornal fictício, chamado A Conjectura, com o objetivo de apresentar a professores de Matemática exemplos de processos de raciocínio matemático na resolução de certas tarefas matemáticas. 2021-11-23T14:11:40Z 2021-11-23T14:11:40Z 2021-09-23 masterThesis CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26491 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Prática de ensino
Raciocínio
Mathematics - Examinations, questions, etc
Student teaching
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Prática de ensino
Raciocínio
Mathematics - Examinations, questions, etc
Student teaching
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Carneiro, Luís Felipe Gonçalves
Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
description Acompanha: Jornal A Conjectura
format Dissertação
author Carneiro, Luís Felipe Gonçalves
author_sort Carneiro, Luís Felipe Gonçalves
title Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
title_short Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
title_full Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
title_fullStr Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
title_sort processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CARNEIRO, Luís Felipe Gonçalves. Processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26491
_version_ 1805321091407675392
score 10,814766