Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular
Acompanha: Produção técnica
Autor principal: | Costa, Jessé Murilo |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2662 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2662 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-26622017-11-30T10:58:15Z Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular Interactive software as a tool for optimization of cell biology teaching Costa, Jessé Murilo Koscianski, André http://lattes.cnpq.br/7693781941703733 Pimentel, Andrey Francisco, Antonio Carlos de Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Koscianski, André Biologia - Estudo e ensino Células - Estudo e ensino Sistemas de computação interativos Jogos para computador Aprendizagem Biology - Study and teaching Cells - Study and teaching Interactive computer systems Computer games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Produção técnica The learning of Cell Biology in High School presents some obstacles to students, which are intrinsic to the content. First, there is a relatively extensive vocabulary of terms that is not part of everyday life. Second point, these terms may relate in complex ways that are difficult to assimilate. Finally, several biological processes take place in dynamic steps, which can be difficult to infer from static images. The general objective of this work is to develop an educational software that could aid in the teaching and learning process of Cell Biology in High School. Two principles used in the tool were the interactivity and graphical animation. The research had as a universe two first year classes of an Integrated Technical High School Course in Agroecology and Informatics totaling 80 students of a public federal school of the State of Paraná and it was based in the development, application and effectiveness test of a game having as focus the teaching of protein synthesis and its mechanisms of functioning, a subject linked to the study of Cell Biology. Efficacy tests were performed through an application of an open question, in order to evaluate the level of the students’ knowledge on the subject after an expositive class and a later application of the same question as an post evaluation, after the application of the game in class. The results were evaluated and characterized from four categories of learning in Biology, such as, Nominal, Functional, Structural and Multidimensional in ascending order of learning level. As a result, we verified by the evolution of the questions formulated by the students, given the aforementioned categories, that the product had a positive influence on learning and can contribute to the dynamism in the teaching of Cell Biology in High School. A aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio apresenta alguns obstáculos aos alunos, que são intrínsecos ao conteúdo. Primeiramente, há um vocabulário relativamente extenso de termos que não fazem parte do cotidiano. Segundo ponto, esses termos podem se relacionar de maneiras complexas que são difíceis de assimilar. Finalmente, vários processos biológicos acontecem em etapas dinâmicas, que podem ser difíceis de deduzir a partir de imagens estáticas. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um software educacional que pudesse auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio. Dois princípios usados na ferramenta foram a interatividade e a animação gráfica. A pesquisa teve como universo, duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado em agroecologia e informática totalizando 80 alunos de uma escola pública Federal do Estado do Paraná e foi baseada no desenvolvimento, aplicação e teste de eficácia de um jogo tendo como foco o ensino de síntese proteica e seus mecanismos de funcionamento, assunto vinculado ao estudo da Biologia Celular. Os testes de eficácia foram feitos iniciando-se com a aplicação de uma questão aberta que procurou levantar informações sobre o nível de conhecimento do aluno acerca do assunto após a aplicação de uma aula expositiva e posterior aplicação da mesma questão como pós teste, depois da aplicação do jogo em sala. Os resultados foram avaliados e caraterizados a partir de quatro categorias de aprendizado em Biologia, sendo essas, Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimencional em ordem crescente de nível de aprendizado. Como resultado, constatamos pela evolução das questões formuladas pelos alunos, frente às categorias citadas, que o produto teve influência positiva no aprendizado e pode contribuir para a dinamicidade no ensino da Biologia Celular no Ensino Médio. 2017-11-30T10:58:14Z 2017-11-30T10:58:14Z 2017-10-19 masterThesis COSTA, Jessé Murilo. Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2662 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Células - Estudo e ensino Sistemas de computação interativos Jogos para computador Aprendizagem Biology - Study and teaching Cells - Study and teaching Interactive computer systems Computer games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática |
spellingShingle |
Biologia - Estudo e ensino Células - Estudo e ensino Sistemas de computação interativos Jogos para computador Aprendizagem Biology - Study and teaching Cells - Study and teaching Interactive computer systems Computer games Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ensino de Ciências e Matemática Costa, Jessé Murilo Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
description |
Acompanha: Produção técnica |
format |
Dissertação |
author |
Costa, Jessé Murilo |
author_sort |
Costa, Jessé Murilo |
title |
Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
title_short |
Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
title_full |
Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
title_fullStr |
Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
title_full_unstemmed |
Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
title_sort |
software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
COSTA, Jessé Murilo. Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2662 |
_version_ |
1805317052001419264 |
score |
10,814766 |