Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten educati...
Autor principal: | Carvalho, Jessica Xavier de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26692 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-266922021-12-14T06:06:05Z Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education Carvalho, Jessica Xavier de Padilha, Ana Caroline de Bassi Guimarães, Cayley Silva, Claudia Bordin Rodrigues da Padilha, Ana Caroline de Bassi Desenho (Projetos) Educação de crianças Lingua de sinais Educação inclusiva Editoração Design Early childhood education Sign language Inclusive education Editing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment. Esta pesquisa apresenta o projeto de “Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para Educação Infantil Regular”, tendo como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade surda utilizando a estratégia de oferecer um material de apoio para o ensino em Libras na Educação infantil de crianças não-Surdas. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Rodolfo Fuentes (2005), em que o processo de desenvolvimento do projeto é dividido em três etapas principais: problema, criatividade e solução. Outros elementos de pesquisa, foram adicionados a metodologia, e foram aplicados no projeto conforme seu desenvolvimento. Dessa forma, este projeto abrange um material de apoio físico com integração de recurso audiovisual digital. Espera-se ocasionar a difusão, conscientização e integração da língua de sinais a partir do ensino para crianças não-Surdas, proporcionando assim a extensão do conhecimento também no ambiente familiar por meio dela (língua de sinais). 2021-12-14T03:15:52Z 2021-12-14T03:15:52Z 2020-09-24 bachelorThesis CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Tecnologia em Design Gráfico UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Desenho (Projetos) Educação de crianças Lingua de sinais Educação inclusiva Editoração Design Early childhood education Sign language Inclusive education Editing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
spellingShingle |
Desenho (Projetos) Educação de crianças Lingua de sinais Educação inclusiva Editoração Design Early childhood education Sign language Inclusive education Editing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Carvalho, Jessica Xavier de Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
description |
This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Carvalho, Jessica Xavier de |
author_sort |
Carvalho, Jessica Xavier de |
title |
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
title_short |
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
title_full |
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
title_fullStr |
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
title_full_unstemmed |
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular |
title_sort |
flashcards de apoio ao ensino de libras e português para educação infantil regular |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 |
_version_ |
1805317053586866176 |
score |
10,814766 |