Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular

This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten educati...

ver descrição completa

Autor principal: Carvalho, Jessica Xavier de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26692
recordtype dspace
spelling riut-1-266922021-12-14T06:06:05Z Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education Carvalho, Jessica Xavier de Padilha, Ana Caroline de Bassi Guimarães, Cayley Silva, Claudia Bordin Rodrigues da Padilha, Ana Caroline de Bassi Desenho (Projetos) Educação de crianças Lingua de sinais Educação inclusiva Editoração Design Early childhood education Sign language Inclusive education Editing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment. Esta pesquisa apresenta o projeto de “Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para Educação Infantil Regular”, tendo como objetivo principal promover a inclusão social da comunidade surda utilizando a estratégia de oferecer um material de apoio para o ensino em Libras na Educação infantil de crianças não-Surdas. Para isso, será utilizada a metodologia proposta por Rodolfo Fuentes (2005), em que o processo de desenvolvimento do projeto é dividido em três etapas principais: problema, criatividade e solução. Outros elementos de pesquisa, foram adicionados a metodologia, e foram aplicados no projeto conforme seu desenvolvimento. Dessa forma, este projeto abrange um material de apoio físico com integração de recurso audiovisual digital. Espera-se ocasionar a difusão, conscientização e integração da língua de sinais a partir do ensino para crianças não-Surdas, proporcionando assim a extensão do conhecimento também no ambiente familiar por meio dela (língua de sinais). 2021-12-14T03:15:52Z 2021-12-14T03:15:52Z 2020-09-24 bachelorThesis CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Tecnologia em Design Gráfico UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desenho (Projetos)
Educação de crianças
Lingua de sinais
Educação inclusiva
Editoração
Design
Early childhood education
Sign language
Inclusive education
Editing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
spellingShingle Desenho (Projetos)
Educação de crianças
Lingua de sinais
Educação inclusiva
Editoração
Design
Early childhood education
Sign language
Inclusive education
Editing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Carvalho, Jessica Xavier de
Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
description This resource presents the project “Support flashcards to teaching sign language and portuguese in regular kindergarten education”, with the primary purpose to promote social inclusion of deaf community, using the strategy of offer a support material to teaching sign language in kindergarten education for non-deaf children. For that, will be use the methodology proposed by Rodolfo Fuentes (2005), that the project development process happen in three major fases: problem, creativity and solution. Others research elements got added to the methodology, and will be applied in project according to it’s development. In that way, this Project reach a fisical support product integrated with digital audiovisual resource. Expects to cause diffusion, awareness and integration of sign language starting with the teaching of listeners children, and through them extend the knowlegde to the family environment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Carvalho, Jessica Xavier de
author_sort Carvalho, Jessica Xavier de
title Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
title_short Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
title_full Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
title_fullStr Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
title_full_unstemmed Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular
title_sort flashcards de apoio ao ensino de libras e português para educação infantil regular
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation CARVALHO, Jéssica Xavier de. Flashcards de apoio ao ensino de Libras e português para educação infantil regular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26692
_version_ 1805317053586866176
score 10,814766