Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte

With the intention to present the studies of art history in a tangential and playful manner, this paper wants to show the design of a card game prototype that can be used as a curiosity instigator for students and laymen of art history. The design process uses a variation of the Agile method with th...

ver descrição completa

Autor principal: Landgraf, Guilherme
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26696
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26696
recordtype dspace
spelling riut-1-266962021-12-16T20:43:20Z Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte Têmpera-bamboo: A tabletop game about art history Landgraf, Guilherme Escobar, Bolívar Teston de Landal, Simone Silva, Claudia Bordin Rodrigues da Escobar, Bolívar Teston de Cartas de jogar Arte - História Aprendizagem Jogos de tabuleiro Playing cards Art - History Learning Board games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL With the intention to present the studies of art history in a tangential and playful manner, this paper wants to show the design of a card game prototype that can be used as a curiosity instigator for students and laymen of art history. The design process uses a variation of the Agile method with the addition of the Lenses method. The game created can be played by two to five players in fifteen minutes and is composed of ninety cards with artworks of different types, times and places. By following the iterative process of the Agile method, the game was tested numerous times, trying to improve its interface and gameplay. Hopefully, this project can be used as an introduction and expansion of the knowledge of art history. Com o propósito de uma apresentar o estudo de história da arte de uma forma tangencial e lúdica, o presente trabalho tem como objetivo a criação de um protótipo de jogos de carta que sirva como instigador da curiosidade de estudantes e leigos de história da arte. A metodologia utilizada é uma variação do método Ágil com adição do método das Lentes. O jogo criado pode ser jogado de dois a cinco jogadores em quinze minutos e é constituído de noventa cartas com obras de arte de diferentes tipos, épocas e localizações. Seguindo o processo iterativo do método Ágil, o jogo foi testado repetidas vezes com o intuito de ter suas qualidades de interface e de jogabilidade refinadas em cada ciclo. Espera-se que este projeto sirva como uma introdução e expansão do conhecimento em história da arte. 2021-12-14T03:31:20Z 2021-12-14T03:31:20Z 2020-09-23 bachelorThesis LANDGRAF, Guilherme. Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26696 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Tecnologia em Design Gráfico UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cartas de jogar
Arte - História
Aprendizagem
Jogos de tabuleiro
Playing cards
Art - History
Learning
Board games
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
spellingShingle Cartas de jogar
Arte - História
Aprendizagem
Jogos de tabuleiro
Playing cards
Art - History
Learning
Board games
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Landgraf, Guilherme
Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
description With the intention to present the studies of art history in a tangential and playful manner, this paper wants to show the design of a card game prototype that can be used as a curiosity instigator for students and laymen of art history. The design process uses a variation of the Agile method with the addition of the Lenses method. The game created can be played by two to five players in fifteen minutes and is composed of ninety cards with artworks of different types, times and places. By following the iterative process of the Agile method, the game was tested numerous times, trying to improve its interface and gameplay. Hopefully, this project can be used as an introduction and expansion of the knowledge of art history.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Landgraf, Guilherme
author_sort Landgraf, Guilherme
title Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
title_short Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
title_full Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
title_fullStr Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
title_full_unstemmed Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
title_sort têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation LANDGRAF, Guilherme. Têmpera-bamboo: um jogo de mesa sobre história da arte. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26696
_version_ 1805299407192588288
score 10,814766