O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental

Acompanha: Ensino por investigação para o ensino fundamental

Autor principal: Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26721
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26721
recordtype dspace
spelling riut-1-267212021-12-16T06:06:30Z O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental The impact of the use of experimentation and digital technologies of information and communication in the formation of acid and base concepts for elementary school students Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio Lambach, Marcelo http://orcid.org/0000-0001-7168-5498 http://lattes.cnpq.br/1982143039494456 Pauletti, Fabiana https://orcid.org/0000-0001-5896-5110 http://lattes.cnpq.br/5438856485333485 Pricinotto, Gustavo https://orcid.org/ 0000-0001-6326-1142 http://lattes.cnpq.br/3499526159167889 Lambach, Marcelo https://orcid.org/0000-0001-7168-5498 http://lattes.cnpq.br/1982143039494456 Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel https://orcid.org/0000-0001-5974-3050 http://lattes.cnpq.br/5628561909586804 Ciência - Estudo e ensino Ácidos Bases (Química) Química - Experiências Ensino - Investigação Science - Study and teaching Acids Bases (Chemistry) Chemistry - Experiments Teaching - Investigation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Ensino por investigação para o ensino fundamental This research presents a proposal of the Sequences of Teaching by Investigation (SEI) about the formation of concepts of acids and bases from experimentation and use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in Science Teaching (EC) for Elementary School students. It has as a problem and research guide the following question: How the use of experimentation and TDIC can contribute to the concept formation of acids and bases to Elementary School students? This research aims to build and analyze a Sequence of Teaching by Investigation (SEI) about the concepts formation of acids and bases to Elementary School students using the experimentation and TDIC. The SEI, developed in this research, was based on the use of open laboratory and technological resources. With the involvement of 16 students from 9th grade of Elementary School, this work was carried out in a state public school, in the city of Curitiba, Paraná. This qualitative research is characterized by being interventional. The corpus of research consists of recording and transcription of students’ speeches, photos and field diary registration, questionnaire, roundtable, experimental activities and using a simulator. To analyze data, it was used the Discursive Text Analysis (ATD), which allows the researcher to interpret their perspectives and assume possible results. From the analysis of the answers proposed to the students, five categories emerged: 1) Science teaching and scientific investigations, 2) process of formation of the acids and bases concepts, 3) biosafety control, 4) raising of hypotheses, 5) students’ engagement, showing that research is done with investigation, hypotheses raised, discussions, data analysis and experiments. The goals were achieved, from the application of SEI, following the precepts of Teaching by Investigation, to bibliographic surveys that brought to the research the analysis of schoolbooks directed to the Science Teaching and the referrals of TDIC and experimental activities, as well as the possibilities of applying the Teaching by Investigation. After applying and pointing the results and discussions related to Sequences of Teaching by Investigation, it was developed as Education Product, a teaching support material with methodological guidelines to the teaching of acids and bases in Elementary School. Esta pesquisa apresenta uma proposta de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a formação de conceitos de ácidos e bases a partir da experimentação e do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências (EC) para estudantes do Ensino Fundamental. Tem como problema e guia de pesquisa a questão: De que modo o uso da experimentação e das TDIC podem contribuir para a formação do conceito de ácidos e bases para estudantes do Ensino Fundamental? Como objetivo desta questão pretendeu-se construir e analisar uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do Ensino Fundamental com o uso da experimentação e das TDIC. A SEI desenvolvida nesta pesquisa se baseou no uso do laboratório aberto e de recursos tecnológicos. Com o envolvimento de 16 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, no município de Curitiba, estado do Paraná. Esta pesquisa de cunho qualitativo caracteriza-se por ser interventiva. O corpus da pesquisa se constituiu da gravação e transcrição dos discursos dos estudantes, fotos e registro de um diário de campo, questionário, roda de conversa, atividade experimental e uso de um simulador. Para análise dos dados produzidos utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilita ao pesquisador realizar interpretações de suas perspectivas e supor possíveis resultados. Da análise das respostas propostas para os estudantes emergiram cinco categorias: 1) Ensino de Ciências e investigações científicas, 2) processo de formação dos conceitos de ácidos e bases, 3) controle de biossegurança, 4) levantamento de hipóteses, 5) engajamento dos estudantes, demonstrando que uma pesquisa se faz com investigação, levantamento de hipóteses, discussões, análise de dados e experimentos. Os objetivos foram atingidos, desde a aplicação da SEI, seguindo os preceitos do Ensino por Investigação, até os levantamentos bibliográficos que trouxeram para a pesquisa a análise dos livros didáticos direcionados para o Ensino de Ciências e os encaminhamentos de TDIC e atividades experimentais, assim como as possibilidades de aplicação do Ensino por Investigação. Após a aplicação e o apontamento de resultados e discussões em relação à SEI, foi elaborado como Produto Educacional um material de apoio docente com encaminhamentos metodológicos para o ensino de ácidos e bases no Ensino Fundamental. 2021-12-16T00:38:56Z 2021-12-16T00:38:56Z 2021-08-27 masterThesis BROIETTI, Elisama Rodrigues Bazilio. O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26721 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Ácidos
Bases (Química)
Química - Experiências
Ensino - Investigação
Science - Study and teaching
Acids
Bases (Chemistry)
Chemistry - Experiments
Teaching - Investigation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Ácidos
Bases (Química)
Química - Experiências
Ensino - Investigação
Science - Study and teaching
Acids
Bases (Chemistry)
Chemistry - Experiments
Teaching - Investigation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio
O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
description Acompanha: Ensino por investigação para o ensino fundamental
format Dissertação
author Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio
author_sort Broietti, Elisama Rodrigues Bazilio
title O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
title_short O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
title_full O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
title_fullStr O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
title_sort o impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation BROIETTI, Elisama Rodrigues Bazilio. O impacto do uso da experimentação e das tecnologias digitais de informação e comunicação na perspectiva investigativa na formação dos conceitos de ácidos e bases para estudantes do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26721
_version_ 1805318007603331072
score 10,814766