A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica

Comic books are easily understood entertainment literature, present in people's daily lives, which can function as an important teaching and learning tool, contributing to the process of building meanings. There are several possibilities found in comics that can be applied in th...

ver descrição completa

Autor principal: Kawano Junior, Celso Nobuo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26751
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26751
recordtype dspace
spelling riut-1-267512021-12-18T06:05:40Z A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica The science and biology content approach with Mônica's Gang special magazines collection Kawano Junior, Celso Nobuo Sobjak, Ricardo Sobjak, Ricardo Costa Junior, Ismael Laurindo De Marco, Marilete Terezinha Histórias em quadrinhos Educação - Estudo e ensino Prática de ensino Comic books, strips, etc Education - Study and teaching Student teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Comic books are easily understood entertainment literature, present in people's daily lives, which can function as an important teaching and learning tool, contributing to the process of building meanings. There are several possibilities found in comics that can be applied in the educational process in order to transmit knowledge, arouse interest and create the habit of systematic reading, raise awareness, foster critical attitudes and develop artistic aptitude and creativity. The main objective of this work is to present and suggest to Elementary School teachers, especially those in the 6th year, and even to parents a/ or guardians of students, reading and comprehension activities for comic books, with Science and Biology contents, for example copies of the Monica’s GangSpecial Magazines collection ­available for free on the internet. The stories of the collection chosen for the present work, 17 (seventeen) in all, address different scientific/ biological themes. It is hoped, with this, to encourage adults to promote the attentive and thorough reading of the comic books by the children, followed by questions that can assess the interpretation and learning of scientific themes. As histórias em quadrinhos constituem uma literatura de entretenimento de fácil compreensão, presente no cotidiano das pessoas, que pode funcionar como importante instrumento de ensino e aprendizagem, contribuindo no processo de construção de sentidos. São várias as possibilidades encontradas nos quadrinhos que podem ser aplicadas no processo educativo com o intuito de transmitir conhecimentos, despertar o interesse e criar o hábito da leitura sistemática, conscientizar, fomentar atitudes críticas e desenvolver a aptidão artística e a criatividade. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e sugerir a docentes do Ensino Fundamental, especialmente os do 6º ano, e até mesmo a pais e/ou responsáveis pelos alunos, atividades de leitura e compreensão de HQs, com conteúdos de Ciências e Biologia, por meio de exemplares da coleção Revistas Especiais da Turma da Mônica–disponível gratuitamente na internet. As histórias da coleção escolhidas para o presente trabalho, 17 (dezessete) ao todo, abordam diferentes temas científicos/ biológicos. Espera-­se, com isso, estimular os adultos a promover a leitura atenta e minuciosa das HQs pelas crianças, seguida pela realização de questionamentos que possam avaliar a interpretação e a aprendizagem de temas científicos. 2021-12-18T00:55:15Z 2021-12-18T00:55:15Z 2020-09-12 specializationThesis KAWANO JUNIOR, Celso Nobuo. A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26751 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Histórias em quadrinhos
Educação - Estudo e ensino
Prática de ensino
Comic books, strips, etc
Education - Study and teaching
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Histórias em quadrinhos
Educação - Estudo e ensino
Prática de ensino
Comic books, strips, etc
Education - Study and teaching
Student teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Kawano Junior, Celso Nobuo
A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
description Comic books are easily understood entertainment literature, present in people's daily lives, which can function as an important teaching and learning tool, contributing to the process of building meanings. There are several possibilities found in comics that can be applied in the educational process in order to transmit knowledge, arouse interest and create the habit of systematic reading, raise awareness, foster critical attitudes and develop artistic aptitude and creativity. The main objective of this work is to present and suggest to Elementary School teachers, especially those in the 6th year, and even to parents a/ or guardians of students, reading and comprehension activities for comic books, with Science and Biology contents, for example copies of the Monica’s GangSpecial Magazines collection ­available for free on the internet. The stories of the collection chosen for the present work, 17 (seventeen) in all, address different scientific/ biological themes. It is hoped, with this, to encourage adults to promote the attentive and thorough reading of the comic books by the children, followed by questions that can assess the interpretation and learning of scientific themes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kawano Junior, Celso Nobuo
author_sort Kawano Junior, Celso Nobuo
title A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
title_short A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
title_full A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
title_fullStr A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
title_full_unstemmed A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica
title_sort abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da turma da mônica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation KAWANO JUNIOR, Celso Nobuo. A abordagem de conteúdos de ciências e biologia com a coleção revistas especiais da Turma da Mônica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26751
_version_ 1805312929470349312
score 10,814766