O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto

Considering the importance of understanding the dynamics of the climate within the teaching of Geography for the Basic Education student, this research aimed to make an analysis from the comparative study of didactic materials from the Public and Private Network, of the different approaches and tool...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Neocaty Cuevas de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26765
recordtype dspace
spelling riut-1-267652021-12-19T06:05:43Z O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto The teaching of climatology: a comparative analysis of didactic material from remote teaching Andrade, Neocaty Cuevas de Bortoloto, Claudimara Cassoli Bortoloto, Claudimara Cassoli Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça Almeida, Shiderlene Vieira De Geografia - Estudo e ensino Ensino à distância Climatologia Geography - Study and teaching Distance education Climatology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Considering the importance of understanding the dynamics of the climate within the teaching of Geography for the Basic Education student, this research aimed to make an analysis from the comparative study of didactic materials from the Public and Private Network, of the different approaches and tools offered in the materials, as well as their results for learning climatology. The didactic material researched was prepared for the final years of Elementary School; 6th year, which has as its mandatory content the approach of climatology in the curricular component of Geography. This area of Geography, at this stage of the student's education, presents the basis for understanding climate and atmospheric weather, climatic elements and factors and different climatic events in the Brazilian space. The moment was opportune for the research, because it is a unique scenario for Education in the state of Paraná and in the whole country, due to the coronavirus Pandemic and the mandatory social isolation, which led the Education system of the entire state to the format of Distance Education, indefinitely, and which required both the teacher and the student a change in the way of teaching and studying. In this context, the didactic material and the Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) made all the difference as presented in the conclusive analysis of the research. Considerando a importância da compreensão das dinâmicas do clima dentro do ensino da Geografia para o aluno da Educação Básica, essa pesquisa teve por objetivo fazer uma análise a partir do estudo comparando materiais didáticos da Rede Pública e Privada, as diferentes abordagens e ferramentas oferecidas nos materiais, bem como os resultados destas para o aprendizado da climatologia. O material didático pesquisado foi elaborado para os anos finais do Ensino Fundamental; 6º ano, que tem como conteúdo obrigatório a abordagem de climatologia no componente curricular de Geografia. Essa área da Geografia, nessa etapa da formação do aluno, apresenta as bases da compreensão sobre clima e tempo atmosférico, elementos e fatores climáticos e diferentes ocorrências climáticas no espaço brasileiro. O momento foi oportuno para a pesquisa, pois se trata de um cenário único para a Educação no estado do Paraná e em todo o país, em virtude da pandemia do corona vírus e a obrigatoriedade do isolamento social, o que levou o sistema de Educação de todo o estado ao formato de Educação a Distância, por tempo indeterminado, e que, exigiu tanto do professor como do aluno uma mudança súbita na forma de ensinar e estudar. Nesse contexto, o material didático e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) fizeram toda a diferença como apresentado na análise conclusiva da pesquisa. 2021-12-18T19:06:50Z 2021-12-18T19:06:50Z 2020-09-25 specializationThesis ANDRADE, Neocaty Cuevas de. O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Umuarama, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26765 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geografia - Estudo e ensino
Ensino à distância
Climatologia
Geography - Study and teaching
Distance education
Climatology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Geografia - Estudo e ensino
Ensino à distância
Climatologia
Geography - Study and teaching
Distance education
Climatology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Andrade, Neocaty Cuevas de
O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
description Considering the importance of understanding the dynamics of the climate within the teaching of Geography for the Basic Education student, this research aimed to make an analysis from the comparative study of didactic materials from the Public and Private Network, of the different approaches and tools offered in the materials, as well as their results for learning climatology. The didactic material researched was prepared for the final years of Elementary School; 6th year, which has as its mandatory content the approach of climatology in the curricular component of Geography. This area of Geography, at this stage of the student's education, presents the basis for understanding climate and atmospheric weather, climatic elements and factors and different climatic events in the Brazilian space. The moment was opportune for the research, because it is a unique scenario for Education in the state of Paraná and in the whole country, due to the coronavirus Pandemic and the mandatory social isolation, which led the Education system of the entire state to the format of Distance Education, indefinitely, and which required both the teacher and the student a change in the way of teaching and studying. In this context, the didactic material and the Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) made all the difference as presented in the conclusive analysis of the research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Andrade, Neocaty Cuevas de
author_sort Andrade, Neocaty Cuevas de
title O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
title_short O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
title_full O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
title_fullStr O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
title_full_unstemmed O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
title_sort o ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation ANDRADE, Neocaty Cuevas de. O ensino de climatologia: uma análise comparada do material didático a partir do ensino remoto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Umuarama, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26765
_version_ 1805315380741144576
score 10,814766