Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a sign...
Autor principal: | Miranda, Marlene Sampaio da Silva |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26828 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-268282021-12-22T06:05:50Z Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura A look at pedagogical practices in early childhood education: paths through the initial phase of learning with the use of literature Miranda, Marlene Sampaio da Silva Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Juliano, Joice Maria Maltauro Literatura - Estudo e ensino Crianças - Livros e leitura Aprendizagem perceptiva Literature - Study and teaching Children - Books and Reading Perceptual learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning. O presente trabalho trata sobre a literatura infantil pode ser compreendida como canal de aprendizagens, construções de vivências e transmissão cultural com viés pedagógico que perpassa o processo de ensino aprendizagem, devendo ser abordada a partir das situações intencionais e planejadas de forma significativa ocorrendo durante as rotinas diárias. Os diferentes espaços na educação são favoráveis para os experimentos, escolhas que facilitam a concepção de entendimento de mundo que a criança constrói, nos espaços as crianças encontram objetos e brincam. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e, por isso, é uma fase de suma importância para a formação social e cultural da criança enquanto sujeito histórico, construtor de conhecimentos, dotado de capacidades e habilidades que são aprimoradas por meio das brincadeiras e interações que promovem vivências desencadeando experiências significativas que contribuem para as aprendizagens futuras. 2021-12-21T21:36:49Z 2021-12-21T21:36:49Z 2020-09-26 specializationThesis MIRANDA, Marlene Sampaio da Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Literatura - Estudo e ensino Crianças - Livros e leitura Aprendizagem perceptiva Literature - Study and teaching Children - Books and Reading Perceptual learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Literatura - Estudo e ensino Crianças - Livros e leitura Aprendizagem perceptiva Literature - Study and teaching Children - Books and Reading Perceptual learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Miranda, Marlene Sampaio da Silva Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
description |
The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Miranda, Marlene Sampaio da Silva |
author_sort |
Miranda, Marlene Sampaio da Silva |
title |
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
title_short |
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
title_full |
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
title_fullStr |
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
title_sort |
um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
MIRANDA, Marlene Sampaio da Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828 |
_version_ |
1805297076050853888 |
score |
10,814766 |