Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura

The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a sign...

ver descrição completa

Autor principal: Miranda, Marlene Sampaio da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-26828
recordtype dspace
spelling riut-1-268282021-12-22T06:05:50Z Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura A look at pedagogical practices in early childhood education: paths through the initial phase of learning with the use of literature Miranda, Marlene Sampaio da Silva Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Juliano, Joice Maria Maltauro Literatura - Estudo e ensino Crianças - Livros e leitura Aprendizagem perceptiva Literature - Study and teaching Children - Books and Reading Perceptual learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning. O presente trabalho trata sobre a literatura infantil pode ser compreendida como canal de aprendizagens, construções de vivências e transmissão cultural com viés pedagógico que perpassa o processo de ensino aprendizagem, devendo ser abordada a partir das situações intencionais e planejadas de forma significativa ocorrendo durante as rotinas diárias. Os diferentes espaços na educação são favoráveis para os experimentos, escolhas que facilitam a concepção de entendimento de mundo que a criança constrói, nos espaços as crianças encontram objetos e brincam. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e, por isso, é uma fase de suma importância para a formação social e cultural da criança enquanto sujeito histórico, construtor de conhecimentos, dotado de capacidades e habilidades que são aprimoradas por meio das brincadeiras e interações que promovem vivências desencadeando experiências significativas que contribuem para as aprendizagens futuras. 2021-12-21T21:36:49Z 2021-12-21T21:36:49Z 2020-09-26 specializationThesis MIRANDA, Marlene Sampaio da Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura - Estudo e ensino
Crianças - Livros e leitura
Aprendizagem perceptiva
Literature - Study and teaching
Children - Books and Reading
Perceptual learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Literatura - Estudo e ensino
Crianças - Livros e leitura
Aprendizagem perceptiva
Literature - Study and teaching
Children - Books and Reading
Perceptual learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Miranda, Marlene Sampaio da Silva
Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
description The present work deals with children's literature can be understood as a channel of learning, construction of experiences and cultural transmission with a pedagogical bias that goes through the teaching learning process, and should be approached from intentional and planned situations in a significant way occurring during routines. daily. The different spaces in education are favorable for the experiments, choices that facilitate the conception of understanding of the world that the child builds, in the spaces the children find objects and play. Early childhood education is the first stage of basic education and, therefore, it is an extremely important phase for the social and cultural formation of the child as a historical subject, a builder of knowledge, endowed with capacities and skills that are improved through games and interactions that promote experiences triggering significant experiences that contribute to future learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Miranda, Marlene Sampaio da Silva
author_sort Miranda, Marlene Sampaio da Silva
title Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
title_short Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
title_full Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
title_fullStr Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
title_full_unstemmed Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
title_sort um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MIRANDA, Marlene Sampaio da Silva. Um olhar sobre as práticas pedagógicas na educação infantil: percursos pela fase inicial da aprendizagem com o uso da literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26828
_version_ 1805297076050853888
score 10,814766