Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil
This research is based on the importance of teaching Natural Sciences in relating to playful activities, promoting the development of children, in addition to a socialization process carrying out collective activities and in a pleasant way in Early Childhood Education, with the objective of investig...
Autor principal: | Dalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26855 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-26855 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-268552021-12-25T06:05:32Z Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil Playlness: a significant learning of natural sciences in early childhood education Dalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Santos, Ricardo dos Bortoloto, Claudimara Cassoli Brincadeiras Estratégias de aprendizagem Ciência recreativa Play Learning strategies Scientific recreations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research is based on the importance of teaching Natural Sciences in relating to playful activities, promoting the development of children, in addition to a socialization process carrying out collective activities and in a pleasant way in Early Childhood Education, with the objective of investigating in which play activities can contribute to the development of children's learning in early childhood education, in the contents of Natural Sciences. Also in line with the specific objectives, we sought to relate play to the development of children, highlighting the importance of playfulness in this process and to present the meaning of the topic addressed in Natural Sciences in Early Childhood Education, through bibliographic research. A presente pesquisa assenta-se na importância do ensino de Ciências Naturais em utilizar atividades lúdicas, propiciando o desenvolvimento das crianças. Além disso, estabelece um processo de socialização com a possibilidade de realização de atividades coletivas na Educação Infantil de forma prazerosa. Dessa forma, o objetivo foi de investigar e demonstrar a importância de atividades lúdicas no ensino da Educação Infantil. Assim sendo, demonstrar ainda que essas estratégias utilizando a ludicidade podem contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo como base o ensino de ciências naturais. Em conformidade com o estudo pretendido, como objetivos específicos buscou-se abordar e estabelecer relações entre as brincadeiras e o desenvolvimento das crianças, destacando, assim, a importância da ludicidade neste processo. Enfim, pretendeu-se oferecer um leque de reflexões sobre essa ferramenta importante para despertar o interesse dos alunos e, igualmente, obter maiores resultados no processo ensino aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o estudo desenvolveu-se dentro das expectativas e hipóteses em relação à ludicidade nas Ciências Naturais na Educação Infantil. 2021-12-23T20:21:57Z 2021-12-23T20:21:57Z 2020-09-19 specializationThesis DALVECHIO, Greiciana Fernanda Bernusso. Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26855 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Brincadeiras Estratégias de aprendizagem Ciência recreativa Play Learning strategies Scientific recreations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Brincadeiras Estratégias de aprendizagem Ciência recreativa Play Learning strategies Scientific recreations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
description |
This research is based on the importance of teaching Natural Sciences in relating to playful activities, promoting the development of children, in addition to a socialization process carrying out collective activities and in a pleasant way in Early Childhood Education, with the objective of investigating in which play activities can contribute to the development of children's learning in early childhood education, in the contents of Natural Sciences. Also in line with the specific objectives, we sought to relate play to the development of children, highlighting the importance of playfulness in this process and to present the meaning of the topic addressed in Natural Sciences in Early Childhood Education, through bibliographic research. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Dalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso |
author_sort |
Dalvechio, Greiciana Fernanda Bernusso |
title |
Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
title_short |
Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
title_full |
Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
title_fullStr |
Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
title_sort |
ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2021 |
citation |
DALVECHIO, Greiciana Fernanda Bernusso. Ludicidade: uma aprendizagem significativa das ciências naturais na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26855 |
_version_ |
1805320533034663936 |
score |
10,814766 |