Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos

Smart city is a very trendy concept today. It defines a type of urban development capable of reducing environmental impacts, enhancing current models of access to natural resources, better transportation systems, waste management, residential climatization and, above all, energy management (producti...

ver descrição completa

Autor principal: Diniz Junior, Paulo Carvalho
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2691
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2691
recordtype dspace
spelling riut-1-26912017-12-07T17:44:52Z Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos Telematics services In a public transportation network based on connected vehicles and open data Diniz Junior, Paulo Carvalho Lopes, Heitor Silverio http://lattes.cnpq.br/4045818083957064 Lopes, Heitor Silvério Fonseca, Keiko Verônica Ono Bona, Luis Carlos Erpen de Transporte urbano - Curitiba (PR) Planejamento urbano - Aspectos ambientais Sistemas de transmissão de dados Telemática Levantamentos de origem e destino do trânsito Sistemas inteligentes de veículos rodoviários Métodos de simulação Engenharia elétrica Urban transportation - Curitiba (PR) City planning - Environmental aspects Data transmission systems Telematics Origin and destination traffic surveys Intelligent transportation systems Simulation methods Electric engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES Engenharia Elétrica Smart city is a very trendy concept today. It defines a type of urban development capable of reducing environmental impacts, enhancing current models of access to natural resources, better transportation systems, waste management, residential climatization and, above all, energy management (production and distribution). The huge data volume produced by smart cities offers a great opportunity to analyze, understand and improve the way cities work and grow. This explosion in the amount of digital information has elevated the importance of learning from data to a higher level. This document aims at describing a methodology for acquiring and exploring data from one of the most important pillars of smart cities: the public transportation system. How to acquire, store and use such data in order to provide to all stakeholders telematics services with high added value is the problem that is sought to solve in this work. Five telematics services proof of concept are proposed: assessment of current network coverage followed by the proposal of some new bus lines; indirect evaluation of buses’ passengers occupation during the day; geofence with geographical boundaries according to itineraries; speed alert and maintenance reminder services. The results are very coherent and promising, opening up a wide range of possible future work to be explored. VINNOVA;KTH;URBS Um conceito bastante em voga atualmente e o de cidades inteligentes. Ele define um tipo de desenvolvimento urbano capaz de reduzir os impactos ambientais, melhorando os modelos atuais de acesso a recursos naturais, transportes, gestão do lixo, climatização residencial e sobretudo a gestão da energia (produção e distribuição). O massivo volume de dados produzidos por cidades inteligentes oferece uma grande oportunidade para analisar, compreender e melhorar o modo como elas funcionam e se desenvolvem. Esta explosão na quantidade de informações tem elevado a importância do aprendizado a partir de dados a um patamar extremamente elevado. Esta dissertação tem por objetivo descrever uma metodologia para aquisição e exploração de dados de um dos mais importantes pilares de cidades inteligentes: o sistema de transporte público. Como obter, armazenar e utilizar tais dados a fim de prover a todos os envolvidos, serviços telemáticos de alto valor agregado e o problema que se busca resolver neste trabalho. Cinco serviços telemáticos são propostos sob forma de prova de conceito: avaliação da cobertura da rede de transporte atual, seguida de uma proposta de novas linhas de ônibus; avaliação indireta da ocupação diária dos ônibus da cidade; cerca-eletrônica com os limites geográficos definidos pelos itinerários das linhas; serviços de alerta de velocidade e de manutenção. Os resultados são bastante coerentes e promissores, abrindo um grande leque de possíveis trabalhos futuros a serem explorados. 2017-12-07T17:44:52Z 2017-12-07T17:44:52Z 2017-08-29 masterThesis DINIZ JUNIOR, Paulo Carvalho. Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2691 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transporte urbano - Curitiba (PR)
Planejamento urbano - Aspectos ambientais
Sistemas de transmissão de dados
Telemática
Levantamentos de origem e destino do trânsito
Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Métodos de simulação
Engenharia elétrica
Urban transportation - Curitiba (PR)
City planning - Environmental aspects
Data transmission systems
Telematics
Origin and destination traffic surveys
Intelligent transportation systems
Simulation methods
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
Engenharia Elétrica
spellingShingle Transporte urbano - Curitiba (PR)
Planejamento urbano - Aspectos ambientais
Sistemas de transmissão de dados
Telemática
Levantamentos de origem e destino do trânsito
Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Métodos de simulação
Engenharia elétrica
Urban transportation - Curitiba (PR)
City planning - Environmental aspects
Data transmission systems
Telematics
Origin and destination traffic surveys
Intelligent transportation systems
Simulation methods
Electric engineering
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
Engenharia Elétrica
Diniz Junior, Paulo Carvalho
Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
description Smart city is a very trendy concept today. It defines a type of urban development capable of reducing environmental impacts, enhancing current models of access to natural resources, better transportation systems, waste management, residential climatization and, above all, energy management (production and distribution). The huge data volume produced by smart cities offers a great opportunity to analyze, understand and improve the way cities work and grow. This explosion in the amount of digital information has elevated the importance of learning from data to a higher level. This document aims at describing a methodology for acquiring and exploring data from one of the most important pillars of smart cities: the public transportation system. How to acquire, store and use such data in order to provide to all stakeholders telematics services with high added value is the problem that is sought to solve in this work. Five telematics services proof of concept are proposed: assessment of current network coverage followed by the proposal of some new bus lines; indirect evaluation of buses’ passengers occupation during the day; geofence with geographical boundaries according to itineraries; speed alert and maintenance reminder services. The results are very coherent and promising, opening up a wide range of possible future work to be explored.
format Dissertação
author Diniz Junior, Paulo Carvalho
author_sort Diniz Junior, Paulo Carvalho
title Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
title_short Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
title_full Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
title_fullStr Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
title_full_unstemmed Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
title_sort serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation DINIZ JUNIOR, Paulo Carvalho. Serviços telemáticos em uma rede de transporte público baseados em veículos conectados e dados abertos. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2691
_version_ 1805318013470113792
score 10,814766