Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the cr...
Autor principal: | Dalpiaz, Marcos Roberto |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2698 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-26982017-12-08T02:12:45Z Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula A study of fractals: origin and didactical proposal for classroom application Dalpiaz, Marcos Roberto Adames, Márcio Rostirolla http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 Adames, Márcio Rostirolla Santana, Luiz Antonio Ribeiro de Araújo, Angelita Minetto Lisboa, Andre Fabiano Steklain Fractais Fractais - Processamento de dados Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Matemática Fractals Fractals - Data processing Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Matemática This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported. CAPES Este trabalho traz uma breve apresentação histórica do surgimento dos Fractais, bem como do criador do termo Fractal, Benoit Mandelbrot. Aqui são apresentados alguns Fractais clássicos e destacam-se suas principais propriedades Matemáticas. Sugere-se um software livre, e de acesso online, para a criação dessas figuras. Posteriormente, aplica-se uma proposta didática baseada em um material paradidático que propõe a investigação de Fractais nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, relatando-se os resultados dessa aplicação. 2017-12-08T02:12:45Z 2017-12-08T02:12:45Z 2016-10-21 masterThesis DALPIAZ, Marcos Roberto. Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Fractais Fractais - Processamento de dados Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Matemática Fractals Fractals - Data processing Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Matemática |
spellingShingle |
Fractais Fractais - Processamento de dados Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Matemática Fractals Fractals - Data processing Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Matemática Dalpiaz, Marcos Roberto Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
description |
This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported. |
format |
Dissertação |
author |
Dalpiaz, Marcos Roberto |
author_sort |
Dalpiaz, Marcos Roberto |
title |
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
title_short |
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
title_full |
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
title_fullStr |
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
title_sort |
um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
DALPIAZ, Marcos Roberto. Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698 |
_version_ |
1805304661031256064 |
score |
10,814766 |