Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula

This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the cr...

ver descrição completa

Autor principal: Dalpiaz, Marcos Roberto
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2698
recordtype dspace
spelling riut-1-26982017-12-08T02:12:45Z Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula A study of fractals: origin and didactical proposal for classroom application Dalpiaz, Marcos Roberto Adames, Márcio Rostirolla http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 Adames, Márcio Rostirolla Santana, Luiz Antonio Ribeiro de Araújo, Angelita Minetto Lisboa, Andre Fabiano Steklain Fractais Fractais - Processamento de dados Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Matemática Fractals Fractals - Data processing Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Matemática This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported. CAPES Este trabalho traz uma breve apresentação histórica do surgimento dos Fractais, bem como do criador do termo Fractal, Benoit Mandelbrot. Aqui são apresentados alguns Fractais clássicos e destacam-se suas principais propriedades Matemáticas. Sugere-se um software livre, e de acesso online, para a criação dessas figuras. Posteriormente, aplica-se uma proposta didática baseada em um material paradidático que propõe a investigação de Fractais nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, relatando-se os resultados dessa aplicação. 2017-12-08T02:12:45Z 2017-12-08T02:12:45Z 2016-10-21 masterThesis DALPIAZ, Marcos Roberto. Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Fractais
Fractais - Processamento de dados
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Matemática
Fractals
Fractals - Data processing
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Matemática
spellingShingle Fractais
Fractais - Processamento de dados
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Matemática
Fractals
Fractals - Data processing
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Matemática
Dalpiaz, Marcos Roberto
Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
description This dissertation presents a brief historical overview of the origins of Fractals, as well as of the creator of the Fractal term, Benoit Mandelbrot. Some classical Fractals are presented and its main mathematical properties are highlighted. It suggests a free software, with on-line access, to the creation of these figures. Later, the didactic proposal is applied based on a paradidactic material, which proposes investigation of Fractals in the last years of primary school or in the secondary school and the results of this application are reported.
format Dissertação
author Dalpiaz, Marcos Roberto
author_sort Dalpiaz, Marcos Roberto
title Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
title_short Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
title_full Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
title_fullStr Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
title_full_unstemmed Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
title_sort um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation DALPIAZ, Marcos Roberto. Um estudo sobre fractais: origem e proposta didática para aplicação em aula. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2698
_version_ 1805304661031256064
score 10,814766