Paradoxos geométricos em sala de aula

We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Num...

ver descrição completa

Autor principal: Sentone, Francielle Gonçalves
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2701
recordtype dspace
spelling riut-1-27012017-12-08T11:59:57Z Paradoxos geométricos em sala de aula Geometric paradoxes in classroon Sentone, Francielle Gonçalves Nós, Rudimar Luiz http://lattes.cnpq.br/4377393528295346 Nós, Rudimar Luiz Petry, Vitor José Sano, Mari Tocha, Neusa Nogas Geometria - Estudo e ensino Paradoxos - Matemática Teoria dos números Lógica simbólica e matemática Fibonacci, Números de Aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Matemática recreativa Matemática Geometry - Study and teaching Paradoxes - Mathematics Number theory Logic, Symbolic and mathematical Fibonacci numbers Learning Creative activities and seat work Mathematical recreations Mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School. CAPES Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos lógico-matemáticos, como o paradoxo de Galileu, e também alguns paradoxos geométricos, como os paradoxos de Curry, de Hooper e de Banach-Tarski. Empregamos os paradoxos de Curry e de Hooper para motivar o estudo de conceitos de Geometria e de Teoria dos Números, tais como área, semelhança de triângulos, o Teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo, o coeficiente angular da reta e a sequência de Fibonacci, e organizamos atividades lúdicas para a sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 2017-12-08T11:59:57Z 2017-12-08T11:59:57Z 2017-02-10 masterThesis SENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geometria - Estudo e ensino
Paradoxos - Matemática
Teoria dos números
Lógica simbólica e matemática
Fibonacci, Números de
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Matemática recreativa
Matemática
Geometry - Study and teaching
Paradoxes - Mathematics
Number theory
Logic, Symbolic and mathematical
Fibonacci numbers
Learning
Creative activities and seat work
Mathematical recreations
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
spellingShingle Geometria - Estudo e ensino
Paradoxos - Matemática
Teoria dos números
Lógica simbólica e matemática
Fibonacci, Números de
Aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Matemática recreativa
Matemática
Geometry - Study and teaching
Paradoxes - Mathematics
Number theory
Logic, Symbolic and mathematical
Fibonacci numbers
Learning
Creative activities and seat work
Mathematical recreations
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
Sentone, Francielle Gonçalves
Paradoxos geométricos em sala de aula
description We present in this work some logical-mathematical paradoxes, as Galileo's paradox, and also some geometric paradoxes, such as Curry's paradox, Hooper's paradox and the Banach-Tarski paradox. We employ the Curry and Hooper paradoxes to motivate the study of concepts of Geometry and Number Theory, such as area, triangle similarity, Pythagorean Theorem, trigonometric ratios in the right triangle, angular coefficient of the line, and Fibonacci sequence, and we organize recreation activities for the classroom in Elementary and High School.
format Dissertação
author Sentone, Francielle Gonçalves
author_sort Sentone, Francielle Gonçalves
title Paradoxos geométricos em sala de aula
title_short Paradoxos geométricos em sala de aula
title_full Paradoxos geométricos em sala de aula
title_fullStr Paradoxos geométricos em sala de aula
title_full_unstemmed Paradoxos geométricos em sala de aula
title_sort paradoxos geométricos em sala de aula
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation SENTONE, Francielle Gonçalves. Paradoxos geométricos em sala de aula. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2701
_version_ 1805321104156262400
score 10,814766