Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental

Acompanha: Waterland e os poderes das águas

Autor principal: Pompeo, Marcos
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27612
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-27612
recordtype dspace
spelling riut-1-276122022-03-15T06:06:23Z Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental Literary work and illustration, using water quality parameters as teaching material for environmental education Pompeo, Marcos Gonçalves, Morgana Suszek https://orcid.org/0000-0002-7576-2937 http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 Menon, Mauricio Cesar http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 Gonçalves, Morgana Suszek https://orcid.org/ 0000-0002-7576-2937 http://lattes.cnpq.br/0497756801594713 Consolin Filho, Nelson https://orcid.org/ 0000-0002-4847-0701 http://lattes.cnpq.br/5820606948533146 Desenvolvimento de recursos hídricos Desenvolvimento sustentável Recursos naturais Water resources development Sustainable development Sustainable development CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS Ciências Ambientais Acompanha: Waterland e os poderes das águas Natural resources, more precisely soil and water, are increasingly approaching a collapse on quality. The quantity of both remains in the same proportion when compared to previous centuries, but the same cannot be said about the quality that directly reflects on all forms of life. The impacts on the environment can be of natural or anthropogenic origin, the first is insignificant when compared to the impacts caused by humans, which are responsible for accelerating the degradation processes. Thus, this work aims to develop a methodology for the creation of an environmental education book, which aims to raise social environmental awareness, especially about water. The methodology consists first of how to write and how to simultaneously draw a fictional paradidactic work in a fine line, organized in its plot, writing, illustration, relation of water resources, characters and powers, then elaborating the final product. The result is the eight-chapter work entitled Waterland and the Powers of Water in which the characters are the parameters of water quality in an exciting adventure to save water resources from pollution. The connection of a story that involves emotion, art, science and water resources demonstrates how much potential this type of work has on the human being, since the playfulness so present in electronic and printed media steals society's attention, thus, environmental education leaves its comfort zone and installs itself exactly where society's eyes are turned . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Os recursos naturais, mais precisamente o solo e água aproximam-se cada vez mais de um colapso sobre a qualidade. A quantidade de ambos continua na mesma proporção quando comparado aos séculos anteriores, mas o mesmo não se pode dizer sobre a qualidade que reflete diretamente em toda forma de vida. Os impactos sobre o meio podem ser de origem natural ou antrópica, o primeiro é insignificante quando comparado aos impactos provocados pelos humanos, dos quais são responsáveis por acelerar os processos de degradação. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo elaborar uma metodologia para a criação de um livro de educação ambiental, que almeja a sensibilização ambiental social principalmente sobre a água. A metodologia consiste primeiramente em como escrever e como desenhar simultaneamente uma obra ficcional paradidática numa linha tênue, organizada em seu enredo, redação, ilustração, relação dos recursos hídricos, personagens e poderes, elaborando então o produto final. O resultado é a obra de oito capítulos intitulada Waterland e os poderes das águas em que os personagens são os parâmetros de qualidade das águas numa aventura emocionante para salvar os recursos hídricos contra a poluição. A conexão de uma história que envolve emoção, arte, ciência e recursos hídricos, demonstram o quão potencial este tipo de trabalho é sobre o ser humano, uma vez que a ludicidade tão presente nos meios eletrônicos e impressos roubam a atenção da sociedade, sendo assim, a educação ambiental sai de sua zona de conforto e se instala exatamente onde estão voltados os olhos da sociedade. 2022-03-14T14:43:26Z 2022-03-14T14:43:26Z 2021-12-01 masterThesis POMPEO, Marcos. Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27612 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desenvolvimento de recursos hídricos
Desenvolvimento sustentável
Recursos naturais
Water resources development
Sustainable development
Sustainable development
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Ciências Ambientais
spellingShingle Desenvolvimento de recursos hídricos
Desenvolvimento sustentável
Recursos naturais
Water resources development
Sustainable development
Sustainable development
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Ciências Ambientais
Pompeo, Marcos
Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
description Acompanha: Waterland e os poderes das águas
format Dissertação
author Pompeo, Marcos
author_sort Pompeo, Marcos
title Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
title_short Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
title_full Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
title_fullStr Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
title_full_unstemmed Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
title_sort obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation POMPEO, Marcos. Obra literária e ilustração, utilizando os parâmetros de qualidade das águas, como material didático para a educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27612
_version_ 1805303657741156352
score 10,814766