Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020

This research analyzes the representations of genetics through illustrations in science textbooks. The objective was to analyze how illustrations related to Genetics are represented in Science textbooks, from the Araribá Collection - PNLD/2020, for the final years of elementary school. The choice of...

ver descrição completa

Autor principal: Prado, Debori Aline Batista do
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27766
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-27766
recordtype dspace
spelling riut-1-277662022-03-31T06:07:45Z Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020 Representation of genetics through illustration in science textbooks from the Araribá Collection - PLND/2020 Prado, Debori Aline Batista do Bertoni, Danislei Bueno, Alcione José Alves Bertoni, Danislei Bueno, Alcione José Alves Silva, Mario José Van Thienen da Lima, Cristiane Aparecida de Pereira Livros didáticos Ilustração de livros Genética Ciência - Estudo e ensino Textbooks Illustration of books Genetics Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This research analyzes the representations of genetics through illustrations in science textbooks. The objective was to analyze how illustrations related to Genetics are represented in Science textbooks, from the Araribá Collection - PNLD/2020, for the final years of elementary school. The choice of this collection, among the twelve available to teachers to choose from, is justified by the fact that it is the only collection received by all schools that make up the Regional Education Center of Ponta Grossa/PR. The research is of a documental nature, with qualitative analysis of the illustrations, based on the content analysis outlined by Moraes (1999). The illustrations were identified and categorized based on the criteria image (I), activity (A), teacher's manual (MP) and scientific dissemination (DC), and later analyzed as to the category of illustration, the use of captions and the interface with the text. The results showed that the analyzed textbooks contain illustrations related to Genetics in all volumes, with more presence in the 9th grade issue. It was possible to see a large amount of illustrations and their relevance to the approach of Genetics in the analyzed collection, that the authors and publisher followed the requirements of the PNLD and the guidelines of the BNCC. Esta pesquisa analisa as representações de genética através de ilustrações em livros didáticos de Ciências. O objetivo foi analisar como as ilustrações relacionadas à Genética estão representadas nos livros didáticos de Ciências, da Coleção Araribá - PNLD/2020, para os anos finais do ensino fundamental. A opção dessa coleção, dentre às doze disponibilizadas aos professores para escolha, se justifica por ser a única coleção recebida por todas as escolas que integram o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa/PR. A pesquisa de natureza documental, com análise qualitativa das ilustrações, baseada na análise de conteúdo delineada por Moraes (1999). As ilustrações foram identificadas e categorizadas a partir dos critérios imagem (I), atividade (A), manual do professor (MP) e divulgação científica (DC), posteriormente analisadas quanto a categoria de ilustração, ao uso de legenda e a interface com o texto. Os resultados evidenciaram que os livros didáticos analisados contêm ilustrações relacionadas à Genética em todos os volumes, com mais presença no exemplar do 9º ano. Foi possível perceber uma ampla quantidade de ilustrações e a relevância dessas para a abordagem da Genética na coleção analisada, que os autores e editora seguiram as exigências do PNLD e as orientações da BNCC. 2022-03-30T13:46:35Z 2022-03-30T13:46:35Z 2021-11-24 bachelorThesis PRADO, Debori Aline Batista do. Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27766 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Ensino Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Livros didáticos
Ilustração de livros
Genética
Ciência - Estudo e ensino
Textbooks
Illustration of books
Genetics
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Livros didáticos
Ilustração de livros
Genética
Ciência - Estudo e ensino
Textbooks
Illustration of books
Genetics
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Prado, Debori Aline Batista do
Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
description This research analyzes the representations of genetics through illustrations in science textbooks. The objective was to analyze how illustrations related to Genetics are represented in Science textbooks, from the Araribá Collection - PNLD/2020, for the final years of elementary school. The choice of this collection, among the twelve available to teachers to choose from, is justified by the fact that it is the only collection received by all schools that make up the Regional Education Center of Ponta Grossa/PR. The research is of a documental nature, with qualitative analysis of the illustrations, based on the content analysis outlined by Moraes (1999). The illustrations were identified and categorized based on the criteria image (I), activity (A), teacher's manual (MP) and scientific dissemination (DC), and later analyzed as to the category of illustration, the use of captions and the interface with the text. The results showed that the analyzed textbooks contain illustrations related to Genetics in all volumes, with more presence in the 9th grade issue. It was possible to see a large amount of illustrations and their relevance to the approach of Genetics in the analyzed collection, that the authors and publisher followed the requirements of the PNLD and the guidelines of the BNCC.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Prado, Debori Aline Batista do
author_sort Prado, Debori Aline Batista do
title Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
title_short Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
title_full Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
title_fullStr Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
title_full_unstemmed Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020
title_sort representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da coleção araribá - plnd/2020
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation PRADO, Debori Aline Batista do. Representação da genética por meio de ilustrações em livros didáticos de ciências da Coleção Araribá - PLND/2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27766
_version_ 1805298038139256832
score 10,814766