Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas

Passive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although th...

ver descrição completa

Principais autores: Sato, Alysson Akio, Correa, Eliezer Luzzi, Bruno, Felipe de Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-27952
recordtype dspace
spelling riut-1-279522022-04-12T06:07:23Z Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas Development of an active mechanical damper based on electromagnetic and system control principles Sato, Alysson Akio Correa, Eliezer Luzzi Bruno, Felipe de Oliveira Oroski, Elder Pinho, Antônio Carlos Mello, Alexandre José Tuoto Silveira Pece, Carlo Frencl, Victor Baptista Automóveis - Amortecedores Eletromagnetismo Campos magnéticos Controladores PID Controle automático Automobiles - Shock absorbers Electromagnetism Magnetic fields PID controllers Automatic control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS Passive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although they allow better performance. In this document was developed an active electromagnetic damper for automotive use and its control system through simulations as proof of concept of its behavior. This document shows all the studies involved in this project, such as mechanical parts of the damper, the simulations of the electromagnetic circuit by means of software FEMM, Finite Elements Methods Magnetics, which uses the finite elements method, the topology of the mechanical part, which is designed based in past studies, the actuator system to power the damper coils, buck converter, the simulation of the designed damper with two control systems, PID, Proportional-Integral-Derivative, and fuzzy controller, and the results obtained in relation to the criteria of comfort energy efficiency. Sistemas de suspensão passiva e semi-ativa tem sido vastamente utilizados em automóveis e em equipamentos industriais, porém o conjunto massa, mola e amortecedor hidráulico apresentaram poucas mudanças em sua concepção. Amortecedores ativos, embora conhecidos a certo tempo, não são frequentemente aplicados devido a sua alta complexidade e custo elevado, apesar de possibilitar um desempenho melhor. Neste trabalho foi desenvolvido um amortecedor eletromagnético ativo voltado para o uso automobilístico e seu sistema de controle por meio de simulações como prova de conceito de seu funcionamento. Este documento apresenta todo o estudo do projeto, desde a parte mecânica do amortecedor, simulações do circuito eletromagnético, por meio do software FEMM, Finite Element Method Magnetics, método dos elementos finitos magnéticos, que utiliza o método de elementos finitos, o estudo e projeto de um conversor eletrônico para acionamento das bobinas, até a simulação do amortecedor projetado e ambos os sistemas de controle desenvolvidos, controlador PID, ProporcionalIntegral-Derivativo, sistema de controle proporcional, integral e derivativo, e fuzzy, e os resultados obtidos em relação a critérios de conforto e eficiência energética. 2022-04-11T18:53:21Z 2022-04-11T18:53:21Z 2019-09-13 bachelorThesis SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Graduação em Engenharia de Controle e Automação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Automóveis - Amortecedores
Eletromagnetismo
Campos magnéticos
Controladores PID
Controle automático
Automobiles - Shock absorbers
Electromagnetism
Magnetic fields
PID controllers
Automatic control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
spellingShingle Automóveis - Amortecedores
Eletromagnetismo
Campos magnéticos
Controladores PID
Controle automático
Automobiles - Shock absorbers
Electromagnetism
Magnetic fields
PID controllers
Automatic control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS
Sato, Alysson Akio
Correa, Eliezer Luzzi
Bruno, Felipe de Oliveira
Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
description Passive and semi-active suspension systems have been widely used in vehicles and industrial equipments, but hydraulic mass-spring-damper systems have shown few changes in their concept. Active damper, although being known for a while, they are not applied due to high complexity and cost, although they allow better performance. In this document was developed an active electromagnetic damper for automotive use and its control system through simulations as proof of concept of its behavior. This document shows all the studies involved in this project, such as mechanical parts of the damper, the simulations of the electromagnetic circuit by means of software FEMM, Finite Elements Methods Magnetics, which uses the finite elements method, the topology of the mechanical part, which is designed based in past studies, the actuator system to power the damper coils, buck converter, the simulation of the designed damper with two control systems, PID, Proportional-Integral-Derivative, and fuzzy controller, and the results obtained in relation to the criteria of comfort energy efficiency.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Sato, Alysson Akio
Correa, Eliezer Luzzi
Bruno, Felipe de Oliveira
author_sort Sato, Alysson Akio
title Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
title_short Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
title_full Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
title_fullStr Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
title_sort desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation SATO, Alysson Akio; CORREA, Eliezer Luzzi; BRUNO, Felipe de Oliveira. Desenvolvimento de um amortecedor mecânico ativo baseado em princípios eletromagnéticos e de controle de sistemas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27952
_version_ 1805297153044643840
score 10,814766