Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software
This thesis aims to explore a bakhtinian’s perspective of concrete utterance as bases for exercises and projects to teaching and learning computer programing. First, we problematize “computational thinking” as a concept and its reception at an especific frame of Informatics at Education field using...
Autor principal: | Kira, Gustavo |
---|---|
Formato: | Tese |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28148 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-281482022-04-28T06:07:45Z Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software From abstract calculations to concrete utterances: abstration as mediation among learning and teaching software programming Kira, Gustavo Merkle, Luiz Ernesto https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 Peres, Flavia Mendes de Andrade e https://orcid.org/ 0000-0002-3769-8110 http://lattes.cnpq.br/2493398194909644 Santanna, Hugo Cristo https://orcid.org/0000-0003-4890-6728 http://lattes.cnpq.br/5657051115739955 Almeida, Leonelo Dell Anhol https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 Merkle, Luiz Ernesto https://orcid.org/0000-0002-4153-1102 http://lattes.cnpq.br/2227304067293085 Rohling, Nivea https://orcid.org/ 0000-0003-2797-9207 http://lattes.cnpq.br/4539606122901901 Linguagem e educação Abstração Dialogismo (Análise literária) Programação (Computadores) - Estudo e ensino Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Mediação Language and education Abstraction Dialogism (Literary analysis Computer programming - Study and teaching Mediation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades This thesis aims to explore a bakhtinian’s perspective of concrete utterance as bases for exercises and projects to teaching and learning computer programing. First, we problematize “computational thinking” as a concept and its reception at an especific frame of Informatics at Education field using a documental/bibliographic survey with papers published between 2015 and 207 at WalgProg, a workshop part of Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Second, we define “computational thinking” as something very simmilar to what Computer Science calls abstraction. As we found a lack of specification in the way this concept is deal with, we propose to understand it looking from a more materialist approach supported by authors like Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre, Alvaro Vieira Pinto and others. This perspective change enables to understand as a mediation process between two concrete stances and language as a concrete activity and not just an abstracted system of signs. Trying to acomodate some questions that emerges when we understand abstraction and language, we propose to understand computer program writing as a concrete utterance, specially, in Bakhtin’s way. Finally, we present a documental survay based on material (e-mails and source codes) genereted by three learning activities which tries to show differences from working with a bakhtinian’s approach to write a text. Esta tese tem como objetivo explorar os enunciados concretos, dentro de uma perspectiva bakhtiniana, como base de projetos e exercícios para o ensino e aprendizagem de programação de computadores. Para tanto, primeiro problematizamos o conceito de “pensamento computacional” e sua recepção dentro de um recorte específico da Informática na Educação através de um levantamento documental/bibliográfico de artigos publicados nos anos de 2015, 2016 e 2017 no WalgProg, um workshop parte do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Em um segundo movimento, caracterizamos o “pensamento computacional” como algo muito similar ao que é chamado pela Ciência da Computação de abstração. Ao identificar uma falta de especialidade na forma como este conceito é tratado, propomos visitá-lo a partir de autores mais próximos de uma perspectiva materialista, com o apoio, em especial, de autores como Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre e Alvaro Vieira Pinto, entre outros. Esta mudança de perspectiva permite entender a abstração como um processo de mediação entre duas concretudes e a liguagem como uma atividade concreta e não somente um sistema de signos abstraído. Para tentar dar conta de algumas questões que vem à tona com este entendimento da abstração e linguagem, propomos entender a atividade de escrita de um programa de computador como uma enunciação concreta, em especial, na maneira como Bakhtin o faz. Por fim, apresentamos uma análise documental com base em materias (e-mails e códigos fontes) gerados por três atividades didáticas as quais tentam evidenciar as diferenças de se trabalhar alinhado com perspectiva bakhtinana de escrita de texto. 2022-04-27T14:36:05Z 2022-04-27T14:36:05Z 2022-03-28 doctoralThesis KIRA, Gustavo. Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Linguagem e educação Abstração Dialogismo (Análise literária) Programação (Computadores) - Estudo e ensino Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Mediação Language and education Abstraction Dialogism (Literary analysis Computer programming - Study and teaching Mediation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades |
spellingShingle |
Linguagem e educação Abstração Dialogismo (Análise literária) Programação (Computadores) - Estudo e ensino Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Mediação Language and education Abstraction Dialogism (Literary analysis Computer programming - Study and teaching Mediation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Sociais e Humanidades Kira, Gustavo Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
description |
This thesis aims to explore a bakhtinian’s perspective of concrete utterance as bases for exercises and projects to teaching and learning computer programing. First, we problematize “computational thinking” as a concept and its reception at an especific frame of Informatics at Education field using a documental/bibliographic survey with papers published between 2015 and 207 at WalgProg, a workshop part of Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Second, we define “computational thinking” as something very simmilar to what Computer Science calls abstraction. As we found a lack of specification in the way this concept is deal with, we propose to understand it looking from a more materialist approach supported by authors like Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Henry Lefebvre, Alvaro Vieira Pinto and others. This perspective change enables to understand as a mediation process between two concrete stances and language as a concrete activity and not just an abstracted system of signs. Trying to acomodate some questions that emerges when we understand abstraction and language, we propose to understand computer program writing as a concrete utterance, specially, in Bakhtin’s way. Finally, we present a documental survay based on material (e-mails and source codes) genereted by three learning activities which tries to show differences from working with a bakhtinian’s approach to write a text. |
format |
Tese |
author |
Kira, Gustavo |
author_sort |
Kira, Gustavo |
title |
Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
title_short |
Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
title_full |
Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
title_fullStr |
Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
title_full_unstemmed |
Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
title_sort |
da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
KIRA, Gustavo. Da resolução de equações para a produção de textos: a abstração como mediação entre concretudes no ensino e aprendizagem de programação de software. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28148 |
_version_ |
1805319290811842560 |
score |
10,814766 |