Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa
Public transportation systems (PTS) are complex entities composed by many different subsystems (administration, vehicles management and maintenance, security, taxing, trafic engineering, urbanism, human resources and others). PTS offers various routes using public sharing vehicules to serve users, a...
Autor principal: | Silva, Emerson Luiz Chiesse da |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2818 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2818 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-28182017-12-26T23:52:02Z Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa Analysis of Curitiba’s public transportation system as complex network Silva, Emerson Luiz Chiesse da Fonseca, Keiko Verônica Ono http://lattes.cnpq.br/8827013568855482 Rosa, Marcelo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0897919842779594 Fonseca, Keiko Verônica Ono Vignatti, Andre Luís Gomes Junior, Luiz Celso Pedroso, Carlos Marcelo Transporte urbano - Curitiba (PR) Teoria dos grafos Análise por agrupamento Projeto de sistemas Análise de sistemas Engenharia elétrica Urban transportation - Curitiba (PR) Graph theory Cluster analysis System design System analysis Electric engineering CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO Engenharia Elétrica Public transportation systems (PTS) are complex entities composed by many different subsystems (administration, vehicles management and maintenance, security, taxing, trafic engineering, urbanism, human resources and others). PTS offers various routes using public sharing vehicules to serve users, and the route planning is one of the issues that demand attention and has hard performance assessment. This routes form meshes in many types of representation, e. g., vehicle stops as nodes and a route as a sequence of links that connect their nodes. From PTS representation as graphs, it is possible to extract valuable informations from metrics as dimensions, centralities, weight and others, and to classify this PTS within some model already studied. Towards established models, system enhancements can be proposed and posterior re- analysis of such improved systems can justify or not their implementation in the real system. At this work a public transport system was analysed as Complex Network, specifically Curitiba’s PTS, (Paraná, Brazil). Here it was demonstrated that this system, represented in l-space, has network characteristics of scale-free networks. This system has eleven bus routes categories, in which main categories were analysed as complex networks to assess their influence on whole system metrics. Additionally, combining both complex network metrics and k-means method on this PTS, geographic areas of the city showing best and worst connectivity characteristics for the inhabitants of Curitiba were identified, which allows detecting potential transportation system weakness. This study revealed that Curitiba’s central region is best served, and some periphericals areas at southeast and northeast have low public transportation service. Os sistemas de transporte público (STP) são entidades complexas formados por vários subsistemas (administração, gerenciamento de frota, manutenção de veículos, segurança, bilhetagem, engenharia de tráfego, urbanismo, recursos humanos, entre outros). Os STP oferecem diversas rotas de veículos coletivos para atender os usuários do serviço mas o planejamento das rotas é uma das áreas que exigem atenção e são de difícil avaliação de desempenho. Estas rotas formam malhas que podem ser abstraídas como grafos, em vários tipos de representações, como por exemplo as paradas associadas aos nós e uma rota (ou linha) de veículos associada a uma sequência de conexões ou arestas que interligam estes pontos. Da representação do STP como grafos, é possível extrair informações importantes a partir de métricas como dimensões, centralidades, pesos, entre outras, e classificar o STP em algum modelo já estudado. A partir do modelo estabelecido, melhorias no sistema podem ser propostas e uma posterior re-análise dos resultados das novas medidas no modelo pode justificar ou não uma possível implementação destas propostas no sistema real. Neste trabalho um sistema de transporte público foi analisado como rede complexa, especificamente o STP de Curitiba, no estado do Paraná, Brasil. Demonstrou-se que este sistema, em representação espaço-L, possui características de rede complexa do tipo scale free. Tal sistema possuía onze categorias de rotas de ônibus, sendo que as principais categorias foram analisadas como rede complexa para avaliar sua influência nas métricas do sistema como um todo. Adicionalmente, combinando as métricas de redes complexas com o método k-means de agrupamento nesse STP, foram identificadas regiões geográficas da cidade que possuem as maiores e menores características de conectividade para os habitantes de Curitiba, sinalizando possíveis degradações de atendimento do sistema de transporte. O estudo revelou que, em Curitiba, a região central é a melhor servida, enquanto que algumas regiões periféricas no sudeste e nordeste da cidade são pouco favorecidas de transporte público. 2017-12-26T23:52:02Z 2017-12-26T23:52:02Z 2017-07-05 masterThesis SILVA, Emerson Luiz Chiesse da. Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2818 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Transporte urbano - Curitiba (PR) Teoria dos grafos Análise por agrupamento Projeto de sistemas Análise de sistemas Engenharia elétrica Urban transportation - Curitiba (PR) Graph theory Cluster analysis System design System analysis Electric engineering CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO Engenharia Elétrica |
spellingShingle |
Transporte urbano - Curitiba (PR) Teoria dos grafos Análise por agrupamento Projeto de sistemas Análise de sistemas Engenharia elétrica Urban transportation - Curitiba (PR) Graph theory Cluster analysis System design System analysis Electric engineering CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO Engenharia Elétrica Silva, Emerson Luiz Chiesse da Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
description |
Public transportation systems (PTS) are complex entities composed by many different subsystems (administration, vehicles management and maintenance, security, taxing, trafic engineering, urbanism, human resources and others). PTS offers various routes using public sharing vehicules to serve users, and the route planning is one of the issues that demand attention and has hard performance assessment. This routes form meshes in many types of representation, e. g., vehicle stops as nodes and a route as a sequence of links that connect their nodes. From PTS representation as graphs, it is possible to extract valuable informations from metrics as dimensions, centralities, weight and others, and to classify this PTS within some model already studied. Towards established models, system enhancements can be proposed and posterior re- analysis of such improved systems can justify or not their implementation in the real system. At this work a public transport system was analysed as Complex Network, specifically Curitiba’s PTS, (Paraná, Brazil). Here it was demonstrated that this system, represented in l-space, has network characteristics of scale-free networks. This system has eleven bus routes categories, in which main categories were analysed as complex networks to assess their influence on whole system metrics. Additionally, combining both complex network metrics and k-means method on this PTS, geographic areas of the city showing best and worst connectivity characteristics for the inhabitants of Curitiba were identified, which allows detecting potential transportation system weakness. This study revealed that Curitiba’s central region is best served, and some periphericals areas at southeast and northeast have low public transportation service. |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Emerson Luiz Chiesse da |
author_sort |
Silva, Emerson Luiz Chiesse da |
title |
Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
title_short |
Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
title_full |
Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
title_fullStr |
Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
title_full_unstemmed |
Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa |
title_sort |
análise da rede de transporte público de curitiba como rede complexa |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
SILVA, Emerson Luiz Chiesse da. Análise da rede de transporte público de Curitiba como rede complexa. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2818 |
_version_ |
1805297170084003840 |
score |
10,814766 |