O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica
Acompanha: TDICs no ensino da hidrostática a luz da teoria histórico-crítica
Autor principal: | Maia, Marcelo Batista |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28415 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-28415 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-284152022-05-11T06:08:13Z O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica The teaching of fluids and Bernoulli equation in basic education Maia, Marcelo Batista Deimling, Cesar Vanderlei https://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099 http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 Deimling, Natalia Neves Macedo https://orcid.org/ 0000-0001-8394-3132 http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 Deimling, Cesar Vanderlei https://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099 http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 Botero, Eriton Rodrigo https://orcid.org/ 0000-0003-3531-6016 http://lattes.cnpq.br/8529549983857097 Laczkowski, Ivan Marcelo http://lattes.cnpq.br/9125564173199172 Deimling, Natalia Neves Macedo https://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827 http://lattes.cnpq.br/5059722794651091 Física Hidrodinâmica Educação básica Physics Hydrodynamics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino Acompanha: TDICs no ensino da hidrostática a luz da teoria histórico-crítica The discipline of Physics in High School (MS) has been often criticized for its methods and procedures, according to some authors. Taking into account the state of public calamity due to the new coronavirus pandemic (Sars-Cov-2), in which, based on reports found, a difficulty in communication and in the participation of students in remote activities is perceived. Seeking to collaborate for such advancement, this unit plan was built from the Historical-Critical Pedagogy (PHC), passing through the 5 pedagogical moments proposed by the theory and aiming to develop and evaluate a didactic-pedagogical proposal (PDP) for the teaching of hydrodynamics content in the discipline of Physics in high school, having as a starting point the understanding of students about social practice, giving new meaning to our pedagogical practice, identifying social problems and how the contents can solve them or help to understand them better . Due to the development of remote teaching, the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) was essential to enable this interaction. After the development of this PDP and the analysis of the results, we could see considerable advances in the concepts and applications of hydrodynamics in the discipline of Physics and in everyday life. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A disciplina de Física no Ensino Médio (EM) vem sendo muitas vezes criticada pelos seus métodos e procedimentos segundo alguns autores. Levando em consideração o estado de calamidade pública devido a pandemia do novo corona-vírus (Sars-Cov-2), em que a partir de relatos encontrados, percebe-se uma dificuldade na comunicação e na participação dos alunos nas atividades remotas. Buscando colaborar para tal avanço, este plano de unidade foi construído a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), perpassando pelos 5 momentos pedagógicos propostos pela teoria e tendo como objetivo desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica (PDP) para o ensino do conteúdo de hidrodinâmica na disciplina de Física do ensino médio, tendo como ponto de partida a compreensão dos alunos sobre a prática social, ressignificando a nossa prática pedagógica, identificando os problemas sociais e como os conteúdos podem soluciona-los ou ajudar a entende-los melhor. Em virtude desenvolvimento do ensino no modo remoto, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) foi imprescindível para possibilitar essa interação. Após o desenvolvimento desta PDP e a realização da análise dos resultados,pudemos perceber avanços consideráveis sobre os conceitos e aplicações da hidrodinâmica na disciplina de Física e no cotidiano. 2022-05-10T19:05:03Z 2022-05-10T19:05:03Z 2021-12-16 masterThesis MAIA, Marcelo Batista. O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28415 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Física Hidrodinâmica Educação básica Physics Hydrodynamics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino |
spellingShingle |
Física Hidrodinâmica Educação básica Physics Hydrodynamics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ensino Maia, Marcelo Batista O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
description |
Acompanha: TDICs no ensino da hidrostática a luz da teoria histórico-crítica |
format |
Dissertação |
author |
Maia, Marcelo Batista |
author_sort |
Maia, Marcelo Batista |
title |
O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
title_short |
O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
title_full |
O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
title_fullStr |
O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
title_full_unstemmed |
O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica |
title_sort |
o ensino de fluidos e equação de bernoulli na educação básica |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
citation |
MAIA, Marcelo Batista. O ensino de fluidos e equação de Bernoulli na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28415 |
_version_ |
1805316007633354752 |
score |
10,814766 |