Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita

This work addresses the theme of possible types of reasoning that can be evidenced in the resolution of a Written Production Analysis Task (TAPE). The Analysis of Written Production is approached as a new possibility for the teaching of mathematics that promotes the participation of students in the...

ver descrição completa

Autor principal: Machado, Isabela Gomes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-28455
recordtype dspace
spelling riut-1-284552022-05-12T06:08:45Z Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita Machado, Isabela Gomes Dalto, Jader Otavio Dalto, Jader Otavio Barbosa, Línlya Natassia Sachs Camerlengo de Justulin, Andresa Maria Raciocínio Escrita Séries geométricas Reasoning Writing Series, Geometric CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work addresses the theme of possible types of reasoning that can be evidenced in the resolution of a Written Production Analysis Task (TAPE). The Analysis of Written Production is approached as a new possibility for the teaching of mathematics that promotes the participation of students in the process of building mathematical knowledge while the teacher becomes the mediator of the activity, and works together with his students, this gives the teacher an opportunity to review your methods. The reasoning sequences can be considered as the processes that the mind develops to solve a problem, whether that solution is correct or incorrect. The work brings the analysis of nine tasks, solved by a 3rd year high school student, on the content of geometric progression and the results show that, in most tasks, creative reasoning is present in the construction of the answers. O presente trabalho aborda o tema de possíveis tipos de raciocínios que podem ser evidenciados na resolução de uma Tarefa de Análise de Produção Escrita (TAPE). A Análise da produção Escrita é abordada como uma nova possibilidade para o ensino de matemática que promove a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento matemático enquanto o professor se torna mediador da atividade, e trabalha em conjunto com seus alunos, isso dá ao professor uma oportunidade de rever seus métodos sequências de raciocínios podem ser consideradas como os processos que a mente desenvolve para solucionar um problema, sendo essa solução correta ou incorreta. O trabalho traz a análise de nove tarefas, resolvidas por uma aluna do 3° ano do ensino médio, sobre o conteúdo de progressão geométrica e os resultados mostram que, na maioria das tarefas, o Raciocínio Criativo está presente na construção das respostas. 2022-05-11T23:05:11Z 2022-05-11T23:05:11Z 2020-11-03 bachelorThesis MACHADO, Isabela Gomes. Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Cornelio Procopio Brasil Licenciatura em Matemática UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Raciocínio
Escrita
Séries geométricas
Reasoning
Writing
Series, Geometric
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Raciocínio
Escrita
Séries geométricas
Reasoning
Writing
Series, Geometric
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Machado, Isabela Gomes
Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
description This work addresses the theme of possible types of reasoning that can be evidenced in the resolution of a Written Production Analysis Task (TAPE). The Analysis of Written Production is approached as a new possibility for the teaching of mathematics that promotes the participation of students in the process of building mathematical knowledge while the teacher becomes the mediator of the activity, and works together with his students, this gives the teacher an opportunity to review your methods. The reasoning sequences can be considered as the processes that the mind develops to solve a problem, whether that solution is correct or incorrect. The work brings the analysis of nine tasks, solved by a 3rd year high school student, on the content of geometric progression and the results show that, in most tasks, creative reasoning is present in the construction of the answers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Machado, Isabela Gomes
author_sort Machado, Isabela Gomes
title Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
title_short Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
title_full Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
title_fullStr Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
title_full_unstemmed Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
title_sort tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
citation MACHADO, Isabela Gomes. Tipos de raciocínio identificados na resolução de uma tarefa de análise da produção escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28455
_version_ 1805312966717865984
score 10,814766